Fórum para a Competitividade alerta para “riscos crescentes” sobre a economia

  • Lusa
  • 16:35

"O crescimento do consumo privado no final de 2024 não é sustentável e o bom comportamento das exportações poderá estar em risco, a que se soma a recente crise política”, explica o Fórum.

O Fórum para a Competitividade alertou esta quinta-feira para os “riscos crescentes” que a incerteza internacional e a recente crise política colocam à economia portuguesa, advertindo que o crescimento do consumo privado “não é sustentável” e as exportações poderão deteriorar-se.

“Perante um cenário internacional em degradação, com forte subida da incerteza, há riscos crescentes de que o nosso país possa vir a ser prejudicado a breve trecho. O crescimento do consumo privado no final de 2024 não é sustentável e o bom comportamento das exportações poderá estar em risco, a que se soma a recente crise política”, lê-se na nota de conjuntura de fevereiro do Fórum para a Competitividade, hoje divulgada.

Embora ressalvando que os “contornos” da recente crise política “não são ainda claros”, o Fórum antecipa que esta “deverá arrefecer a economia, sobretudo pelo adiamento de decisões de investimento, mas provavelmente também no cumprimento das metas e marcos do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência]”.

Já relativamente ao contexto internacional, embora refira que “Portugal tem conseguido passar um pouco à margem desta falta de dinamismo europeu, em parte devido ao turismo e à imigração”, diz ser “necessário arrefecer algum otimismo sobre os efeitos positivos da imigração”.

Isto porque, explica, “esta aumenta o PIB [Produto Interno Bruto], mas não tem contribuído para o aumento da produtividade”, uma vez que o país está “a receber imigrantes com baixas qualificações que ocupam funções pouco qualificadas”.

Depois de em 2024 o PIB ter desacelerado para um crescimento de 1,9%, face aos 2,6% de 2023, o Fórum para a Competitividade considera que “os dados preliminares de 2025 apontam para um abrandamento da atividade”.

“Já tínhamos assinalado que o bom desempenho no final do ano [passado] ajudava o resultado do crescimento de 2025, mas este otimismo tem que ser temperado pela queda do investimento, que limita a expansão do PIB potencial no corrente ano”, sustenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fórum para a Competitividade alerta para “riscos crescentes” sobre a economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião