Despedimentos na agência atmosférica dos EUA pode inflacionar preços dos seguros
O custo de comprar dados a fornecedores privados e outros equipamentos de monitorização poderá ser passado para os consumidores, aumentando o preço dos seguros, dizem especialistas da Munich RE.
Os seguradores americanos alertam que os despedimentos em massa na Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) podem ameaçar as informações meteorológicas e geoespaciais utilizadas pela indústria para gerir os riscos de desastres naturais, o que pode levar a um aumento dos preços dos seguros, avançou o Financial Times (acesso pago).
Após o departamento do Comércio dos EUA anunciar despedimento mais de mil funcionários da NOAA, a Associação de Resseguros da América começou a pressionar o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, para preservar a recolha de dados da agência.
A NOAA supervisiona o Serviço Nacional de Meteorologia e monitoriza as condições oceânicas e atmosféricas do país, incluindo dados sobre tornados, furações e tempestades de granizo em tempo real, essenciais para as previsões precisas de riscos.
As seguradoras também mostraram preocupações com a monitorização das condições da terra, recorrendo a satélites e modelos no terreno, que podem ajudar os alertas para os incêndios florestais, indicou o presidente da associação de resseguros americana, Frank Nutter, ao Financial Times.
“O que a NOAA fornece é uma infraestrutura de instalações que produzem os dados – satélites, navios, bóias meteorológicas – que o setor dos seguros não tem”, disse Nutter.
A indústria seguradora recorre amplamente aos dados fornecidos pela agência para produzir modelos precisos de riscos de desastres naturais: “Isso beneficia particularmente os segurados, porque quanto mais precisos os dados, mais precisas as avaliações podem ser feitas”, disse a Munich Re.
A resseguradora indicou que se for forçada recorrer a dados de fornecedores privados, a sua equipa pode vir a ter problemas a avaliar a precisão dos produtos, bem como a consistência dos dados e métodos de todos os mercados.
O custo de comprar dados e outros equipamentos de monitorização poderá ser passado para os consumidores, aumentando o preço dos seguros, dizem especialistas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Despedimentos na agência atmosférica dos EUA pode inflacionar preços dos seguros
{{ noCommentsLabel }}