IA consolida o seu lugar como motor de mudança na educação no Dia Internacional da Aprendizagem Digital

  • Servimedia
  • 19 Março 2025

A IA generativa está a emergir como um poderoso agente de transformação no ensino e na aprendizagem, impulsionando a evolução para a Educação 4.0 e abrindo a porta a novas oportunidades.

No próximo dia 19 de março, a comunidade educativa associa-se à celebração do Dia Internacional da Aprendizagem Digital da Unesco, um marco que destaca a importância crescente das tecnologias emergentes na educação das gerações futuras. Neste cenário, a Inteligência Artificial (IA) ocupa um papel central, posicionando-se como um catalisador de mudanças sociais e económicas sem precedentes, capaz de gerar um impacto transformador em praticamente todas as áreas da vida.

De acordo com o estudo da McKinsey “Superagency in the workplace: Empowering people to unlock AI’s full potential”, apenas 1% dos líderes considera que as suas organizações estão maduras na implementação da IA. Por sua vez, estima-se que a IA criará 170 milhões de postos de trabalho até 2030, deixando de ser um mero fator de aumento da produtividade para se tornar uma superpotência transformadora.

O setor da educação está a juntar-se a esta revolução: a IA está a abrir novas formas de personalizar os conteúdos e desenvolver as competências dos alunos, bem como de otimizar e reduzir as tarefas administrativas que os professores realizam diariamente.

IA E O ENSINO

A grande maioria dos professores passa cerca de 50 horas por semana a ensinar, mas apenas 49% desse tempo é passado em contacto direto com os alunos. O resto é gasto principalmente em tarefas administrativas e de planeamento. As ferramentas baseadas em IA, como o IGNITE Copilot, podem automatizar até 60% destas tarefas, poupando entre 6 e 15 horas por semana.

O IGNITE Copilot, um projeto da empresa espanhola EdTech IGNITE, fornece uma solução web para a geração de conteúdos e recursos didáticos, adaptada à regulamentação atual (Lomloe) e alinhada com as normas internacionais de educação. Desde o seu lançamento em 2024, mais de 13.000 professores em Espanha e nos países da América Latina experimentaram as suas potencialidades, destacando especialmente a redução das horas gastas em tarefas administrativas e a oportunidade de orientar o trabalho para uma aprendizagem verdadeiramente competente.

Neste Dia Internacional da Aprendizagem Digital, os educadores de todo o mundo estão a erguer as suas vozes para exigir a integração de tecnologias disruptivas como a IA na sala de aula.

A IGNITE Serious Play desenvolve programas pós-escolares que integram Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM), promovendo as competências críticas de que os alunos necessitam para enfrentar os desafios do século XXI.

Durante 2024, a empresa renovou a sua colaboração com a Fundação Pfizer no projeto Guardiões da Saúde 2030. Atualmente, na 5ª edição do “Guardiões da Saúde 2030”, participam 6.425 estudantes de toda a Espanha. O programa, em todas as suas edições, incluindo a atual, sensibilizou cerca de 25.000 estudantes para a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de fomentar o seu espírito crítico e desenvolver a sua criatividade.

O programa destina-se a alunos do 5º e 6º anos do ensino básico e do 1º e 2º anos do ensino secundário (10-14 anos). Durante quatro meses, os participantes tornam-se cientistas e tecnólogos, transformando-se em “Guardiões da Saúde” para resolver os múltiplos desafios propostos, que são um reflexo de situações específicas do mundo real.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IA consolida o seu lugar como motor de mudança na educação no Dia Internacional da Aprendizagem Digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião