Preços abrandam na Zona Euro com inflação a cair para 2,2%

Taxa de inflação subjacente - que exclui preços energia e alimentos e é seguida pelo BCE - também recuou e ficou abaixo das expectativas dos analistas.

Os preços na Zona Euro continuam a abrandar em 2025. A taxa de inflação anual recuou pelo segundo mês seguido, ao situar-se nos 2,2% em março, menos 0,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior, beneficiando da queda dos preços da energia.

Por outro lado, e de acordo com os dados preliminares do Eurostat divulgados esta terça-feira, a inflação subjacente — que exclui os preços da energia e dos alimentos — cedeu para 2,4%, e ficou aquém do esperado pelos analistas (2,5%).

A leitura final destes dados será divulgada a 16 de abril, na véspera da reunião do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) que vai decidir o rumo das taxas de juro na moeda única. Os mercados estão a antecipar um novo corte de 0,25 pontos nas taxas oficiais, mas deixam o cenário ainda em aberto, com possibilidade de uma pausa.

Preços abrandam

Fonte: Eurostat; Dados de março preliminares.

Energia trava inflação

Para a desaceleração dos preços dos bens e serviços que as famílias compram diariamente contribuiu em grande medida a queda dos preços da energia, que cederam 0,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em termos mensais registaram uma queda de 1,2%.

Já os preços dos alimentos processados tiveram a maior aceleração, com a taxa anual a passar dos 3% em fevereiro para os 4,1% em março. Seguem-se os preços dos serviços que, embora desacelerando, ainda observam uma taxa de inflação de 3,4%.

Portugal foi um dos cinco países da Zona Euro a registar um índice de preços no consumidor abaixo dos 2% em março, registando uma taxa de inflação de 1,9% (menos 0,6 pontos percentuais em relação a fevereiro).

A taxa de inflação mais baixa foi registada em França (0,9%) e a mais alta na Estónia, Croácia e Eslováquia (4,3%).

(Notícia atualizada às 10h23)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços abrandam na Zona Euro com inflação a cair para 2,2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião