Espanha acaba com regime dos vistos gold

Regime criado por Mariano Rajoy para cidadãos estrangeiros que comprassem casas acima de 500 mil euros beneficiou mais de 14 mil pessoas nos 12 anos que esteve em vigência.

A partir desta quinta-feira, dia 3 de abril, os estrangeiros que invistam mais de 500 mil euros na compra de uma casa em Espanha já não vão ter acesso aos chamados vistos gold. O programa, criado pelo Executivo de Mariano Rajoy em 2013 e que beneficiou mais de 14 mil pessoas de fora da União Europeia, sai da legislação espanhola, após 12 anos.

O executivo liderado por Pedro Sánchez já tinha anunciado em abril do ano passado a intenção de terminar com a concessão de vistos de residência em troca da compra de casa, ainda que não tivesse adiantado, na altura, uma data para a concretização da medida.

Sánchez justificou, à data, o fim da medida com as dificuldades de acesso à “habitação digna” em Espanha, “o principal problema” que enfrentam famílias e jovens.

Entre 2013 e 2023 foram concedidos 14.576 golden visa, sendo a Rússia, China, EUA, Reino Unido, Ucrânia, Irão, Venezuela e México os países com mais beneficiados.

Além dos investimentos em imobiliário, no valor de mais de meio milhão de euros, também dava direito a visto um investimento acima de dois milhões de euros em títulos de dívida pública espanhola, ou mais de um milhão em ações ou participações em empresas espanholas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha acaba com regime dos vistos gold

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião