Nasdaq afunda 4%. Tarifas provocam derrocada em Wall Street

Tarifas estão a passar uma fatura pesada às bolsas americanas. A Nike derrapa mais de 10% devido à sua produção no Vietname. Apple afunda 8%.

Wall Street não escapa à maré vermelha que está a derrubar as bolsas em todo o mundo esta quinta-feira, com os investidores a temerem um forte impacto das tarifas anunciadas por Trump na economia global.

O S&P 500 abriu a cair 3,3% para 5.483,85 pontos, perdendo cerca de dois biliões de dólares em market cap, enquanto o industrial Dow Jones cede 2,57%. O tecnológico Nasdaq é o mais penalizado, tendo começado a sessão americana em baixa de 4,5% para 16.816,59 pontos.

Na Europa, onde o bloco de 27 países da União Europeia prepara uma resposta de retaliação à taxa de 20% anunciada pelo Presidente americano, os principais índices seguem com perdas entre 1% e 3%.

“Muitos países vão provavelmente acabar numa recessão”, referiu o economista da Fitch Olu Sonola, citado pela Reuters. “Podemos deitar fora a maioria das previsões económicas se estas taxas tarifárias permanecerem por um longo período”, acrescentou.

Os analistas do Deutsche Bank apelidaram a anúncio de Trump como momento “único na vida” e que poderá reduzir entre 1% e 1,5% o crescimento económico dos EUA este ano.

As ações da Nike estão entre as mais castigadas, afundando 12% para 57,22 dólares, com os investidores a penalizarem a fabricante de equipamento desportivo por conta da sua produção no Vietname.

A Apple desce 8% e é a mais penalizada das big tech. Alphabet e Nvidia cedem entre 3% e 5%. A Tesla cai 4%.

Neste contexto, o dólar afunda 2% em relação ao euro e poderá entrar numa crise de confiança, de acordo com o banco alemão, enquanto os investidores procuram refúgio no iene japonês e no franco suíço.

Trump anunciou esta quarta-feira a introdução de uma tarifa base de 10% sobre todas as importações americanas, mas a taxa é agravada em função do défice comercial dos EUA com cada país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nasdaq afunda 4%. Tarifas provocam derrocada em Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião