Concurso para a biomassa teve sete vencedores. Novo aviso fica na gaveta
A ministra indicou que o Governo já tinha reservado 60 milhões de euros para um novo concurso, mas não será lançado antes das eleições, portanto fica a cargo do próximo Executivo.
Um concurso de dois milhões de euros para apoiar projetos de biomassa já selecionou sete municípios vencedores, que deverão ser conhecidos nos próximos dias, avançou a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.
A ministra discursava num evento da Associação Portuguesa de Energia (APE), esta quarta-feira. Na mesma ocasião indicou que o Governo já tinha reservado 60 milhões de euros para um novo concurso, mas este não será lançado antes das eleições, portanto fica a cargo de um próximo Executivo.
À margem do evento, Maria da Graça Carvalho esclareceu que o concurso de dois milhões de euros, que tem os sete vencedores selecionados e está prestes a fechar, após a fase de audição prévia, destina-se a apoiar a construção de centrais para usar resíduos de limpeza da floresta para a produção de energia. Por outro lado, o próximo concurso não tem moldes definidos, pelo que pode destinar-se, por exemplo, a apoiar a indústria deste setor.
No mesmo discurso, a ministra lamentou a falta de estabilidade governativa do país, que tem interferido na capacidade de execução de vários projetos. Na sua área, regista atrasos nas negociações com Bruxelas em relação, por exemplo, à flexibilidade de rede e armazenamento.
Afirma que Portugal está menos desenvolvido nesta questão do que Espanha tendo em conta a maior estabilidade do lado de lá da fronteira. Deu ainda o exemplo do leilão de eólico offshore, que ainda não foi lançado, e que considera uma das vítimas das constantes mudanças governativas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Concurso para a biomassa teve sete vencedores. Novo aviso fica na gaveta
{{ noCommentsLabel }}