Em cinco anos, Lisboa caiu 40 lugares no ranking das cidades inteligentes
Este ano, a capital portuguesa caiu sete posições no ranking anual Smart City Index. Falta de habitação a preços acessíveis, acesso à saúde e corrupção são apontados como os principais problemas.
Lisboa ocupa o 115º lugar no ranking que avalia as 146 cidades mais inteligentes do mundo, de acordo com o estudo Smart City Index, desenvolvido pelo Institute for Management Development. Em cinco anos, a capital portuguesa caiu 40 lugares nesta tabela. A primeira posição é ocupada por Zurique, seguida de Oslo e Genebra.
A capital tem vindo a decair neste ranking e quando comparado com 2024 caiu sete lugares, ao posicionar-se na 108º posição neste ranking que avalia indicadores como a saúde, segurança, mobilidade, oportunidades e habitação.

À semelhança de outros anos, a habitação é apontada como o principal problema, com 87% dos inquiridos a queixar-se da falta de casas a preços acessíveis. O acesso aos serviços de saúde (67%), a corrupção (46%) e o congestionamento do trânsito (67%) são outros dos obstáculos apontados.
A segurança (43%), os transportes públicos (36%), emprego gratificante (32%), o desemprego (31%) e a poluição do ar (23%) também aparecem na lista dos constrangimentos estruturais da cidade.
Do outro lado da moeda, Lisboa destaca-se pela positiva pela facilidade de comprar bilhetes online para atividades culturais, enumerado por 78,9% dos inquiridos. Ainda no campo digital 71,6% dizem que a velocidade da Internet melhorou, enquanto 68,8% dos participantes enumera que o processamentos de documentos de identificação online reduziu o tempo de espera.
No que diz respeito ao emprego, 68,7% dos participantes considera que melhorou o acesso às ofertas online e 67,9% dos inquiridos considera ainda que a marcação de consultas médicas online melhorou o acesso.
Zurique, Oslo e Genebra são as cidades mais inteligentes
Na edição do Smart City Index 2025, ranking que avalia o desenvolvimento estrutural e tecnológico de 146 cidades de todo o mundo, Zurique, Oslo e Genebra ocupam os três primeiros lugares.
Dubai e Abu Dhabi estão na quarta e quinta posição, respetivamente. A fechar o topo, dez estão Londres (6º), Copenhaga (7º), Camberra (8º), Singapura (9º) e Lausana (10º).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Em cinco anos, Lisboa caiu 40 lugares no ranking das cidades inteligentes
{{ noCommentsLabel }}