BCP dá início a programa de recompra de ações próprias de 200 milhões de euros

O programa de recompra de mais de 755 milhões de ações do BCP arranca esta segunda-feira e decorrerá até 14 de outubro, e é parte do plano estratégico 2025-28 que prevê distribuir até 75% dos lucros.

O Banco Comercial Português (BCP) BCP 0,00% dá esta segunda-feira início a um programa de recompra de ações próprias no valor de 200 milhões de euros, equivalente a 2,5% da sua capitalização bolsista de sexta-feira e a 22,1% do lucro recorde de 906,4 milhões de euros alcançado no ano passado.

Este programa, que decorrerá até 14 de outubro de 2025, marca um passo no compromisso de execução do seu plano estratégico para o período 2025-2028 que, entre outros pontos, visa reforçar a confiança dos investidores e aumentar o retorno para os acionistas, num contexto em que o banco já anunciou que pretende distribuir até 75% dos seus resultados anuais ao longo do triénio através de dividendos e programas regulares de recompra de ações.

O programa aprovado prevê a aquisição de até 755.699.497 ações ordinárias, representando até 5% do total das ações do banco. Estas ações poderão ser extintas numa eventual redução de capital, sujeita à aprovação da Assembleia Geral, lê-se no documento publicado pela CMVM a 8 de abril. A operação será conduzida pelo J.P. Morgan, que atuará como intermediário financeiro responsável pela execução das aquisições no mercado regulamentado Euronext Lisboa.

Entre as condições definidas para a aquisição das ações destaca-se que o preço de compra deverá “conter-se num intervalo de 15% para menos e para mais relativamente à cotação mais baixa e média, respetivamente, das ações do BCP transacionadas no Euronext Lisbon durante a semana imediatamente anterior à data de aquisição”, refere o banco em comunicado enviado à CMVM.

Considerando que na semana anterior as ações apresentaram uma cotação média de 49,67 cêntimos, tendo chegado a negociar num valor mínimo de 44,2 cêntimos, a recompra das ações deverá ser feita no intervalo dos 37,57 a 57,12 cêntimos.

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.

Este programa de recompra de ações próprias insere-se no plano estratégico do BCP para 2025-2028, que estabelece como meta prioritária a manutenção de uma posição de capital com um rácio CET1 superior a 13,5% e a distribuição de até 75% dos resultados do banco ao longo do triénio através do pagamento de dividendos e de um um programa regular de recompra de ações.

“Depois de uma década em que os acionistas suportaram o banco, é tempo de retribuir a transformação do banco, mantendo sempre um banco muito robusto”, referiu Miguel Maya, CEO do BCP, na conferência de apresentação das contas dos primeiros nove meses de 2024, que colidiu também com a apresentação do plano estratégico para o período 2025-2028. “Queremos ter uma relação com o mercado altamente positiva, que seja um título desejado para todos os portefólios de investimento”, afirmou ainda o líder do maior banco privado português.

Durante os seis meses em que irá decorrer o programa de recompra de ações, o BCP compromete-se a divulgar regularmente as operações realizadas à CMVM de forma “pormenorizada e agregada (indicando o volume agregado e preço médio ponderado por dia), o mais tardar no final do sétimo dia da sessão de negociação subsequente à data da execução das referidas operações”, lê-se no documento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP dá início a programa de recompra de ações próprias de 200 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião