Banca arrecada 1,5 mil milhões com dinheiro estacionado no BCE

Ao longo de 2024, o montante estacionado pelos bancos nacionais em Frankfurt cresceu até agosto, mas a descida das taxas de juro fez cair o stock de depósitos no BCE.

Os bancos oferecem nos depósitos taxas inferiores à que lhes é paga pelo Banco Central Europeu (BCE), o que, em 2024, lhes rendeu 1,5 mil milhões de euros, segundo cálculos do Jornal de Negócios (acesso pago). Atualmente, as instituições financeiras são remuneradas pelo BCE com uma taxa de 2,5%. Aos depositantes, nos números mais recentes, de fevereiro, a remuneração média do stock era de 1,72%, enquanto nos novos a taxa média era 1,83%.

Ao longo do ano passado, o dinheiro que os bancos nacionais tinham em Frankfurt cresceu até agosto e diminuiu nos meses seguintes: em janeiro, o montante era de 39,9 mil milhões de euros (quando a remuneração do BCE estava no máximo de 4%, rendendo, por mês, mais de 130 milhões de euros), sendo que nos três meses seguintes a taxa manteve-se neste nível historicamente elevado; em agosto, o rendimento mensal era de 140 milhões, mas a aceleração da redução das taxas de juro diretoras pelo BCE fez com que os bancos chegassem ao final do ano em valores abaixo de 34 mil milhões de euros.

As contas têm por base dados do Banco de Portugal: enquanto o stock de depósitos a prazo e a respetiva taxa média permite saber a remuneração potencial das famílias a cada mês, a evolução mensal do volume de depósitos das instituições financeiras junto do banco central, cruzada com a taxa de facilidade de depósitos ditada pelo BCE e aplicável em cada momento permite contabilizar a remuneração dos próprios bancos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca arrecada 1,5 mil milhões com dinheiro estacionado no BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião