Cox adquire uma central solar de 24 MW no Panamá e acelera o seu plano de investimento em ativos
O projeto tem um CAE dolarizado a dez anos com um offtaker classificado como BBB+ investment grade pela Fitch Ratings.
A Cox, uma empresa de abastecimento de água e energia, está a reforçar a sua posição na América Central, uma das suas oito principais regiões de crescimento, com a aquisição da Solar Pro, uma central solar de 24 MW no Panamá, ao abrigo de um CAE (contrato de aquisição de energia) a dez anos, a longo prazo e em dólares.
De acordo com a empresa, a Solar Pro é constituída por duas centrais solares de 12 MW cada – Solar Pro I e Solar Pro II -, ambas em pleno funcionamento desde o início de 2025. Durante a próxima década, o projeto fornecerá energia limpa a cerca de 10 000 casas e poupará cerca de 24 500 toneladas de CO₂ por ano, contribuindo assim diretamente para a sustentabilidade ambiental do país e para o bem-estar das suas comunidades. Estrategicamente localizada na região ocidental do país, na fronteira com a Costa Rica, a central responde à crescente procura de energia nesta zona, tirando partido do seu elevado potencial solar.
O investimento ascende a 20 milhões de USD, com um financiamento do projeto a longo prazo (quinze anos) de aproximadamente 16 milhões de USD, garantido por um banco local. O projeto tem um CAE dolarizado de dez anos com um offtaker classificado como BBB+ investment grade pela Fitch Ratings, o que confere ao projeto solidez financeira e confiança.
A aquisição da Pro Solar marca também o apoio da Cox à diversificação energética no Panamá, onde mais de 60% da atual produção de eletricidade provém de fontes hidroelétricas e onde a empresa desempenha um papel fundamental na América Central devido ao seu compromisso com as energias renováveis.
Como explica Enrique Riquelme, CEO da Cox, “esta transação é um reflexo do facto de estarmos a avançar decisivamente para a transição energética, impulsionando a prosperidade sustentável nos locais onde operamos. Onde outros só veem desafios, nós identificamos oportunidades para inovar, crescer e construir um futuro mais justo, mais eficiente e mais amigo do ambiente. O Solar Pro representa um impulso para o desenvolvimento do país, criando empregos e contribuindo para a transição para uma economia mais verde e mais resiliente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cox adquire uma central solar de 24 MW no Panamá e acelera o seu plano de investimento em ativos
{{ noCommentsLabel }}