Avaliação bancária da habitação regista aumento histórico de 16,9%
O valor mediano de avaliação bancária na habitação voltou a bater um máximo histórico de 1.847 euros por metro quadrado. Alcançou o maior aumento homólogo desde, pelo menos, janeiro de 2011.
O mercado da habitação continua a mostrar sinais de vitalidade. Em março, o valor mediano de avaliação bancária na habitação foi 1.847 euros por metro quadrado (euros/m2), mais 37 euros que o observado no mês precedente e o 16.º mês consecutivo de subidas mensais.
Em março, a taxa de variação homóloga fixou-se em 16,9%, superando os 16% registados em fevereiro e consolidando-se como uma das maiores subidas dos últimos anos, segundo dados divulgados esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo a série histórica do INE que recua a janeiro de 2011, nunca se assistiu a uma subida homóloga da avaliação bancária na habitação como em março deste ano, além de que desde setembro de 2015 que se assiste a uma subida da taxa homóloga.
Os dados do INE revelam ainda que o número de avaliações bancárias também registou uma evolução significativa em março, tendo-se realizado cerca de 36,6 mil avaliações, o que representa um aumento de 4,3% em relação a fevereiro e uma subida de 19,9% face ao mesmo mês do ano anterior.
Os apartamentos mantêm-se como a tipologia mais valorizada do mercado. Em março, o valor mediano da avaliação bancária dos apartamentos fixou-se em 2.071 euros/m², traduzindo um aumento homólogo de 17,7%. Já as moradias, com um valor mediano de 1.369 euros/m² registaram uma subida anual de 9,5%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Avaliação bancária da habitação regista aumento histórico de 16,9%
{{ noCommentsLabel }}