Portugal com preços de gás e luz abaixo da UE. Empresas com maior alívio que domésticos
Portugal compara bem nos preços da energia face à UE, embora só 'ganhe' a Espanha nos preços da eletricidade para não domésticos. No gás, tem dos impostos mais baixos da UE para não domésticos.
Nos últimos seis meses de 2024, o preço médio de gás natural em Portugal, quer para consumidores domésticos quer para empresas, ficou abaixo da média da União Europeia, mas acima dos de Espanha. No que toca a eletricidade, o cenário é semelhante, no segmento doméstico. No entanto, no segmento industrial, Portugal leva mesmo a melhor, tanto face a Espanha como à União Europeia.
O preço médio do gás em Portugal situou-se 6% abaixo dos praticados na União Europeia, mas 15% acima dos de Espanha, para os consumidores domésticos. Suécia, Letónia, Itália e os Países Baixos registaram os preços de gás natural mais elevados da União Europeia para este segmento, e no leste concentram-se os preços mais baixos – Hungria, Croácia, Roménia e Bulgária.
Já no que diz respeito aos consumidores não domésticos, como as empresas, Portugal destaca-se mais da União Europeia, que supera o preço médio do gás do país em 11%, mas continua a comparar mal com Espanha, com preços 4% superiores. Os preços mais elevados registam-se na Suécia, a Finlândia, o Luxemburgo e a Eslováquia, enquanto os mais baixos estão na Lituânia, Bulgária, Roménia e Bélgica.
Na eletricidade, no mesmo período, os consumidores domésticos em Portugal pagaram um preço médio 6% acima dos de Espanha mas 8% abaixo da UE. No segmento não doméstico, Portugal tem eletricidade 3% mais barata que Espanha e 32% mais barata que a União Europeia.
Portugal com impostos mais altos exceto no gás para empresas
“Portugal está entre os países com o peso mais elevado na componente de impostos e taxas, no segmento doméstico, enquanto no segmento não doméstico está entre os países com o peso mais reduzido”, escreve o regulador, relativamente ao gás.
Na eletricidade, Portugal registou um peso na componente de impostos e taxas (que incluem os Custos de Interesse Económico Geral), acima das restantes geografias, nos segmentos doméstico e não doméstico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal com preços de gás e luz abaixo da UE. Empresas com maior alívio que domésticos
{{ noCommentsLabel }}