Benfica-Sporting: Quatro estações do Metro de Lisboa fecham sábado às 17:30
Estações do Parque, Marquês de Pombal, Avenida e Picoas do Metro de Lisboa fecham às 17h30 de sábado devido aos previstos festejos do campeão nacional de futebol após jogo entre Benfica e Sporting.
As estações do Parque, Marquês de Pombal, Avenida e Picoas do Metro de Lisboa vão fechar ao público a partir das 17:30 de sábado, face aos eventuais festejos do campeão nacional de futebol após o jogo entre Benfica-Sporting.
Em comunicado, divulgado esta sexta-feira, a empresa de transporte refere que as alterações na operação do metropolitano são tomadas “por razões de segurança e por indicação da PSP”.
“Esta medida decorre do plano de segurança definido pelas autoridades competentes, no âmbito do jogo de futebol Benfica-Sporting, e da previsão de um elevado número de adeptos na zona da Praça Marquês de Pombal”, informa a nota. Ainda segundo a empresa, em caso de procura “excecionalmente elevada, poderão ocorrer alterações na frequência dos comboios”, o que se poderá refletir “num possível aumento dos tempos de espera em toda a rede”.
Ao longo do dia de sábado, o Metropolitano de Lisboa acrescenta que irá “envidar todos os esforços para reforçar a oferta na linha Azul antes do jogo e em todas as linhas após o seu término”.
“A operação será monitorizada em permanência, ajustando-se a oferta em função da procura verificada, dentro das capacidades técnicas e operacionais disponíveis”, informa a empresa. O Metropolitano de Lisboa adianta que o serviço “poderá estar sujeito a outras alterações operacionais”, caso venham a ser determinadas pela PSP em função da evolução da situação.
Sporting e Benfica partilham a liderança da I Liga de futebol e defrontam-se este sábado, a partir das 18:00, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo da 33.ª jornada da I Liga de futebol, que poderá definir o campeão nacional 2024/25.
Já a obrigatoriedade de fecho de cerca de 60 estabelecimentos de Lisboa, junto ao Marquês de Pombal e Parque Eduardo VII, prevista para sábado à tarde, fica sem efeito após o jogo Benfica-Sporting, caso não haja campeão nacional de futebol.
A Câmara de Lisboa, através de um despacho municipal, determinou que perto de 60 restaurantes, cafés e supermercados na zona do Marquês de Pombal e do Parque Eduardo VII, têm de encerrar às 17:00 no sábado, devido aos possíveis festejos do campeão da liga principal de futebol.
A decisão foi justificada “por questões de segurança” e após pedido da Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito da possibilidade de o título português de futebol ser atribuído já no sábado, no dérbi lisboeta entre Benfica e Sporting, que tem início às 18:00 no Estádio da Luz. Após este primeiro despacho, a autarquia veio fazer um aditamento, também datado de quarta-feira, tendo em conta terem “surgido dúvidas quanto à imperatividade de cumprimento” da medida caso não seja encontrado o campeão nacional de futebol.
Assim, no aditamento, a CML esclarece que o despacho municipal “cessa os seus efeitos no final do jogo de dia 10/05/2025, caso não seja apurado, nessa data, o campeão nacional de futebol”.
No documento inicial, com a data de quarta-feira e enviado à Lusa pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), é referida “a solicitação do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública […] no sentido de restringir o horário de funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais”, em mais de uma dezena de artérias da capital.
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) manifestou preocupação com o impacto económico do encerramento antecipado, referindo, no entanto, compreender a decisão. “Embora compreendamos a necessidade de garantir a ordem pública, não podemos deixar de assinalar o impacto económico que esta medida acarreta, sobretudo para negócios que dependem da afluência de público em dias de grande movimentação”, afirmou a AHRESP, em resposta à agência Lusa.
Habitualmente, para celebrar a conquista do campeonato, os adeptos de ambos os clubes concentram-se na rotunda do Marquês de Pombal e nos arredores. Em conferência de imprensa realizada na antevéspera do jogo, a PSP anunciou um “policiamento dinâmico” para o dérbi deste sábado, da 33.ª jornada da I Liga, que poderá decidir o campeão nacional de futebol de 2024/25.
“O que está previsto é um policiamento dinâmico, em função da avaliação de riscos que será feita no final do jogo e, conforme, adotaremos ou um policiamento orientado para o Estádio da Luz ou um policiamento orientado para o Estádio José Alvalade”, anunciou o superintendente Manuel Gonçalves. O responsável adiantou também que, no contexto da equipa do Sporting se sagrar vencedora e sair para os festejos do seu estádio, “haverá constrangimentos de trânsito, que serão temporários em alguns locais”.
Ao seu lado, o superintendente-chefe Luís Elias reconheceu que, apesar de a avaliação de risco ser a mesma relativamente a anteriores clássicos, a operação a montar será mais complexa.
Segundo Luís Elias é necessário concentrar, em simultâneo, atenções em dois estádios separados por poucos quilómetros e ainda na praça do Marquês de Pombal, onde poderá existir uma concentração muito grande de público caso Sporting ou Benfica conquistem o título nacional e até eventual cruzamento de adeptos rivais em função do resultado da partida poder vir a ser equilibrado e até ditar um desfecho do campeonato nos minutos finais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Benfica-Sporting: Quatro estações do Metro de Lisboa fecham sábado às 17:30
{{ noCommentsLabel }}