Transporte de passageiros recupera e volta a crescer para o melhor março de sempre

Depois de uma desaceleração em fevereiro, os aeroportos nacionais receberam 5,4 milhões de passageiros. França continua a ser o principal país de origem e destino.

Depois de uma desaceleração em fevereiro, o número de passageiros nos aeroportos nacionais voltou a aumentar em março. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), passaram pelos aeroportos nacionais 5,4 milhões de passageiros, mais 2,1% que no período homólogo. Trata-se do melhor mês de março de sempre.

“Após um máximo mensal histórico no mês de janeiro e um ligeiro decréscimo no mês de fevereiro, verificou-se um novo máximo mensal histórico do número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais no mês de março“, refere o INE, nas estatísticas rápidas do transporte aéreo divulgadas esta terça-feira.

O desembarque médio diário subiu para 88,2 mil passageiros, em março, acima dos 86,5 mil registados em março do ano passado. No mesmo mês, aterraram nos aeroportos nacionais 18,7 mil aeronaves em voos comerciais, o que representa um crescimento de 2,5% face ao período homólogo.

Cerca de 82,5% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,3 milhões de passageiros (+2,4%), sendo na maioria provenientes do continente europeu (67,9% do total). O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,5% do total de passageiros desembarcados (+4,8%).

No que diz respeito aos passageiros embarcados, 82% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 2,2 milhões de passageiros, mais 3% que em março de 2024. Destes, mais de 69% (69,2%) tina como destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 3% face a março de 2024. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (8,6% do total; +1,2%).

No acumulado do trimestre, o aeroporto de Lisboa movimentou 54,6% do total de passageiros (7,6 milhões), mais 1,4% que no primeiro trimestre de 2024. Já o aeroporto de Faro registou um crescimento de 4% no movimento de passageiros (1,2 milhões; 8,9% do total) e o aeroporto do Porto concentrou 23% do total de passageiros movimentados (3,2 milhões) e um aumento homólogo de 2,6%.

Em termos de países, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado um ligeiro crescimento no número de passageiros desembarcados (0,4%) e um decréscimo (-1,3%) no número de passageiros embarcados face ao mesmo período de 2024.

O Reino Unido e Espanha ocuparam a 2ª e 3ª posições, como principais países de origem e de destino, seguidos pela Alemanha. A 5ª posição foi ocupada pelo Brasil enquanto país de origem e pela Itália enquanto país de destino dos voos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transporte de passageiros recupera e volta a crescer para o melhor março de sempre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião