Lucros da ANA aumentam 23% para recorde de 511 milhões de euros em 2024
Concessionária pagou ao Estado 245 milhões em impostos e 15 milhões no âmbito da partilha de receitas prevista no contrato de concessão.
A concessionária dos aeroportos portugueses terminou 2024 com um lucro recorde de 511 milhões de euros, mais 22,6% do que os 416,7 milhões registados no ano anterior.
Os resultados da empresa detida pela francesa Vinci beneficiaram do aumento de 22% das receitas para uns inéditos 1.105 milhões de euros. Uma soma conhecida em fevereiro e que reflete o aumento de 4% no número de passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais para um total de 69,2 milhões. Uma evolução que beneficiou da abertura de 35 novas rotas.
“Este valor de tráfego materializou-se num resultado líquido de 511 milhões de euros. Foram entregues 245 milhões de euros ao Estado em impostos e 15 milhões de euros, no âmbito do mecanismo de partilha de receitas previsto na concessão”, assinala a ANA num comunicado a que o ECO teve acesso.
A concessionária investiu cerca de 101 milhões de euros em 2024, mais 11,4 milhões do que no ano anterior, representando um novo máximo para a ANA. Os aumentos mais significativos foram nos aeroportos dos Açores (+125%), Porto (+64%) e Faro (+62%).
A empresa enumera os vários investimentos que tem em curso, como as obras de renovação e expansão do Terminal 1 em Lisboa (250 milhões de euros), a renovação da pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (53 milhões), reabilitação dos terminais de Ponta Delgada e Horta (17 milhões), a intervenção na cobertura do Aeroporto de Faro (17 milhões), o novo terminal em Porto Santo (40 milhões), a renovação do Terminal 2 em Lisboa (12 milhões), e um plano para a melhoria da qualidade de serviço do Terminal 1 (20 milhões).
“Estes resultados são o reflexo de uma gestão rigorosa e de um modelo de negócio sustentável, capaz de gerar valor para o Estado, para os passageiros e para as regiões onde operamos”, afirma o CEO da ANA, Thierry Ligonnière, citado no comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucros da ANA aumentam 23% para recorde de 511 milhões de euros em 2024
{{ noCommentsLabel }}