Avaliação bancária das casas atinge novo recorde de 1.866 euros por metro quadrado em abril

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11:15

Tal como em março, a subida mais expressiva registou-se na Região Autónoma da Madeira (2,7%). No entanto, verificou-se uma descida, de 0,7%, no Alentejo.

O valor mediano a que os bancos avaliam as casas antes de concederem crédito à habitação foi de 1.866 euros por metro quadrado em abril, um novo recorde. Trata-se de uma subida de 16,9% face ao mesmo mês do ano passado, e mais 19 euros do que em março.

A avaliação bancária mediana no país não para de subir desde dezembro de 2023, período ao longo do qual tem batido sucessivos recordes.

Valor mediano de avaliação bancária de habitação (valores em euros/m²)

Fonte: INE

Os dados, divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revelam também que a subida mais expressiva em relação ao mês anterior registou-se na Região Autónoma da Madeira (2,7%), tendo-se observado apenas uma descida, de 0,7%, no Alentejo.

Quando comparado com abril do ano passado, a variação mais significativa do valor mediano das avaliações bancárias também ocorreu no arquipélago madeirense (+22%), não tendo ocorrido qualquer descida nas outras regiões.

Em abril, foram efetuadas cerca de 35.800 avaliações bancárias, o que representa uma quebra de 2,3% face ao mês anterior e um aumento de 12,2% em termos homólogos.

Os apartamentos mantêm-se como a tipologia mais valorizada do mercado, com o valor mediano da avaliação bancária a fixar-se em 2.105 euros/m², traduzindo um aumento homólogo de 19%. Já as moradias, com um valor mediano de 1.385 euros/m², registaram uma subida anual de 11%.

(Notícia atualizada às 11h43)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação bancária das casas atinge novo recorde de 1.866 euros por metro quadrado em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião