Secretário-geral fica com a gestão interina na IL
O secretário-geral da Iniciativa Liberal, Miguel Rangel, vai dirigir interinamente o partido até à próxima convenção, na sequência da demissão "com efeitos imediatos" de Rui Rocha
O secretário-geral da Iniciativa Liberal (IL), Miguel Rangel, vai dirigir interinamente o partido até à próxima convenção, na sequência da demissão “com efeitos imediatos” do presidente dos liberais, Rui Rocha. Numa mensagem enviada este domingo aos militantes, o partido refere que os vice-presidentes do partido comunicaram que “não pretendem exercer a sua prerrogativa estatutária de assumir” o cargo de presidente da comissão executiva.
O objetivo é “darem a palavra aos membros da Iniciativa Liberal para poderem eleger um novo presidente”, lê-se ainda na mensagem. Por isso, e de acordo com os estatutos, a comissão executiva vai continuar em gestão, coordenada pelo secretário-geral até à eleição, em convenção, do novo líder dos liberais, acrescenta-se na nota.
Não foi ainda anunciada a data da próxima convenção.
Rui Rocha, que se demitiu no sábado de líder da IL, reconheceu que o partido não atingiu “a preponderância que todos desejavam” nas legislativas de 18 de maio.
Em declarações aos jornalistas, numa conferência de imprensa, Rui Rocha anunciou que vai ocupar o lugar como deputado na Assembleia da República, e explicou que sai por não estar agarrado ao cargo e perante um ciclo político novo.
Explicou que a decisão surge da avaliação feita por si de dois anos e meio de liderança do partido e dos recentes resultados das eleições legislativas, nas quais a Iniciativa Liberal alcançou o melhor resultado em legislativas, crescendo no número de votos e em deputados eleitos.
Nas legislativas de 18 de maio, a IL conseguiu eleger nove deputados, mais um do que nas eleições anteriores, em 2024.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Secretário-geral fica com a gestão interina na IL
{{ noCommentsLabel }}