Empresas do Estado cortam mais de 5 mil milhões de euros à dívida
Metro do Porto registou o maior decréscimo no endividamento, o que explica a redução em quase um quarto do endividamento global, segundo a análise da Unidade Técnica de Apoio Orçamental.
O stock de dívida registado pelo conjunto de empresas públicas que integram o setor Empresarial do Estado (SEE) diminuiu em 5,398 milhões de euros em 2024, o que representa uma descida de 23% face ao período homólogo, avança o Jornal de Negócios.
A apreciação económico-financeira da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) às contas do último exercício mostra que as maiores reduções no nível de endividamento ocorreram no setor dos transportes, sendo a Metro do Porto a empresa que registou o maior decréscimo no endividamento”, que ascendeu a 3.746,6 milhões de euros. A CP também figura neste top das empresas públicas que mais encolheram a dívida (99 milhões).
Nesta lista figura igualmente o Metro de Lisboa (292,5 milhões de euros), superado pela Infraestruturas de Portugal, que neste ranking baseado em dados da UTAM confirma o que a própria empresa já tinha revelado nas suas contas de 2024. A empresa liderada por Miguel Cruz apresentou uma redução de 573 milhões de euros na dívida que se fixou no final de dezembro em 3.284 milhões de euros. Consta ainda do top 5 a Caixa Geral de Depósitos, com uma redução de 355,2 milhões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Empresas do Estado cortam mais de 5 mil milhões de euros à dívida
{{ noCommentsLabel }}