Exclusivo Pina Martins lança nova empresa Growth Ignition com ex-Google
Empresa já tem 10 clientes interessados em potenciar vendas via Amazon, bem como na área de AI Marketing Automation para geração de reuniões comerciais. Querem faturar 2 milhões de euros em 2026.

“Ajudar as empresas portuguesas a entrar e vender na Amazon” e a tirar partido da inteligência artificial (IA) para gerar leads de negócio é o objetivo da Growth Ignition, o novo projeto de Miguel Pina Martins (chairman) e do ex-Google Portugal, Nuno Pimenta (CEO).
A experiência da Science4You, do qual Pina Martins é fundador e atual chairman, na Amazon, marketplace onde “é a empresa portuguesa com mais vendas”, foi o gatilho para o arranque deste novo projeto do empreendedor.
Objetivo? Ajudar as empresas nacionais a acelerar o seu negócio digital, usando o gigante norte-americano como canal de vendas para fazer chegar os seus produtos a um público mais alargado. Mas não só. A Growth Ignition tem ainda um braço B2B, que tira partido da IA para apoiar as equipas de vendas das empresas a gerar leads de negócio, através da agregação de informação de redes sociais como LinkedIn ou da lista de contactos, detetando oportunidades de negócio.
“Estamos neste momento já a trabalhar com 10 clientes (começámos em março) em diferentes setores. Por um lado, temos alguns retalhistas e fabricantes que estão a explorar o potencial de crescimento internacional via Amazon e, por outro lado, a trabalhar com uma multiplicidade de clientes na área de AI Marketing Automation para geração de reuniões comerciais”, adianta Miguel Pina Martins, ao ECO.
“Os resultados estão a ser extremamente positivos. Na Amazon, alguns dos nossos clientes chegaram perto da dezena de milhares de euros de vendas no primeiro mês e com tudo alinhado para chegarmos a 250.000 euros em dezembro. Na área de AI Marketing Automation, no primeiro mês, agendámos mais de 100 reuniões comerciais, a maior parte delas internacionais”, adianta o gestor.
“A nossa abordagem é a de uma profunda relação com os nossos clientes e em que os sócios estão muito envolvidos e por isso queremos crescer de forma sustentada, garantindo sempre esse acompanhamento”, diz o gestor.
Objetivos de negócio
Ao nível de metas de negócio, o objetivo atingir no final deste 500 mil euros de faturação e dois milhões de euros em 2026, ano em que apontam ter em carteira “30-40 clientes”.
A empresa arranca com capitais próprios dos dois empresários. “Feita a prova de conceito, mais tarde, eventualmente, poderemos ir ao mercado levantar capital”, admite Pina Martins.
“O payback do investimento está previsto para meio do próximo ano mas continuamos a fazer investimentos significativos em tecnologia e por isso este prazo poder-se-á alargar. Estamos a construir uma empresa para o longo prazo e por isso não estamos obcecados com o payback, mas sim com a criação de um serviço de excelência para os nossos clientes”, diz o empreendedor, sem revelar o montante de capital investido no projeto.
A empresa está a reforçar a equipa. “Estamos neste momento à procura de perfis muito diferentes: um head of operations, um head of Amazon e um head of AI Lead Gen. Por outro lado, também estamos à procura de perfis um pouco mais juniores (customer success manager)”, descreve.
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