Trump rompe negociações comerciais com o Canadá devido a nova taxa sobre as tecnológicas
O Presidente sublinhou ainda que os canadianos estão a "copiar" a União Europeia e avançou que nos próximos sete dias informará o Canadá da tarifa que terá de 'pagar' para fazer negócios com os EUA.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta sexta-feira que pôs “termo” a todas as negociações comerciais com o Canadá, depois de aquele país ter anunciado a aplicação de um “imposto sobre serviços digitais” às empresas de tecnologia norte-americanas.
Na rede social Truth Social, o chefe de Estado norte-americano avançou também que nos próximos sete dias informará o Canadá da tarifa que terá de ‘pagar’ para fazer negócio com os EUA.
“Acabámos de ser informados de que o Canadá, um país com o qual é muito difícil fazer comércio, incluindo o facto de ter cobrado aos nossos agricultores, durante anos, tarifas de 400% sobre os produtos lácteos, acaba de anunciar que vai aplicar um imposto sobre os serviços digitais às nossas empresas tecnológicas americanas, o que constitui um ataque direto e flagrante ao nosso país“, escreveu Trump na rede social.
O líder americano sublinhou também que os canadianos estão a “copiar” a União Europeia, pelo que prometeu castigar o Canadá com novas tarifas, a anunciar na próxima semana.
Em causa está uma taxa de 3% sobre as receitas obtidas a partir de utilizadores no país, acima de 20 milhões de dólares canadianos obtidos durante o ano civil. A primeira ‘fatura’ vence já na próxima segunda-feira, com retroativos a 2022.
“Com base neste imposto flagrante, vamos pôr termo a todas as discussões sobre comércio com o Canadá, com efeitos imediatos. Informaremos o Canadá da tarifa que irá pagar para fazer negócios com os Estados Unidos da América nos próximos sete dias”, refere.
A taxa sobre os serviços digitais é uma forma de os países tributarem os serviços online, arrecadando assim receitas de grandes empresas que operam na internet. A taxa do Canadá afeta diretamente empresas com a Meta, Apple, Google, Amazon e Microsoft, todas elas com origem e sede nos EUA.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump rompe negociações comerciais com o Canadá devido a nova taxa sobre as tecnológicas
{{ noCommentsLabel }}