5 coisas que vão marcar o dia

Marcelo recebe o novo líder do PS no dia em que é divulgado o estado das contas do SNS, da dívida pública e a evolução do desemprego. A partir de hora, mais empresas entram no regime do IVA de Caixa.

No dia em que Marcelo Rebelo de Sousa recebe o novo líder do Partido Socialista são divulgados vários indicadores sobre a economia portuguesa: O Conselho das Finanças Públicas divulga dados do desempenho do SNS, o INE dados do desemprego e o BdP divulga a dívida pública. A partir desta terça-feira o regime do IVA de Caixa é alargado a empresas que faturam até 2 milhões.

Marcelo recebe novo líder do PS em Belém

Marcelo Rebelo de Sousa vai receber esta terça-feira o recém-eleito secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, no Palácio de Belém. A audiência do Presidente da República ao novo líder do PS vai começar às 15h00. José Luís Carneiro, que foi candidato único à liderança, assegura que assume o cargo com “honra e responsabilidade” e prometeu um partido de “valores e de princípios”.

Como está o estado de saúde do SNS?

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) vai publicar dados sobre o desemprenho do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2024. Em 2023, a dívida do SNS aos fornecedores externos encolheu 387 milhões de euros, para 1,2 milhões de euros, segundo o CFP foi “a primeira redução após três anos de consecutivo aumento”.

… e do mercado de trabalho?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados sobre o desemprego em Portugal de maio. Em abril, o desemprego registou o seu segundo mês de recuo, fixando-se em 6,3%, 0,1 pontos percentuais abaixo no registado no mês anteriores. O órgão de estatística vai ainda divulgar o índice de produção industrial e o índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas no Comércio.

BdP divulga dados da dívida pública

O Banco de Portugal (BdP) divulgar nesta terça-feira dados da dívida pública a nível local relativo a maio. Abril foi o quinto mês consecutivo que registou a dívida pública a crescer – o stock da dívida pública na ótica de Maastricht tinha aumentado 2,59 mil milhões de euros para um valor recorde de 280,9 mil milhões. O regulador vai ainda revelar dados do financiamento das administrações públicas, o indicador compósito de stress financeiro, do mercado monetário e taxas de câmbio.

Regime do IVA de Caixa é alargado a empresas que faturam até 2 milhões

Entra em vigor esta terça-feira as alterações ao regime do IVA de Caixa alargando-o para as empresas com um volume de negócios anual até dois milhões de euros. Este regime permite que as empresas apenas paguem ao Estado o imposto quando o recebem do cliente. Até agora, só podia aderir a este instrumento quem apresentar um volume de negócios anual até 500 mil euros, agora, o IVA de caixa para a incluir as empresas até aos dois milhões de euros anuais em faturação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião