Neerlandesa Terberg prepara “maior esforço financeiro de sempre” na limpeza urbana em Portugal
Seis anos após entrar em Portugal com a compra da Resitul, a fabricante de equipamentos para limpeza urbana e gestão de resíduos vai abrir um novo centro no Algarve e ampliar as instalações em Lisboa.
O grupo neerlandês Terberg, um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos para limpeza urbana e gestão de resíduos, anunciou esta terça-feira o reforço de investimento em Portugal até 2030, naquele que será “o maior esforço financeiro de sempre do grupo no país”.
Os planos para esta nova fase envolvem a ampliação das instalações em Lisboa, a abertura de um novo centro no Algarve, o reforço da rede de oficinas próprias em todas as regiões do território continental e ainda a criação de uma academia técnica dedicada à formação de motoristas e operadores para “acompanhar a evolução dos equipamentos e das exigências normativas”.
Foi em 2019 que a multinacional entrou em Portugal com a aquisição da Resitul, que diz ter permitido à empresa quadruplicar a equipa e criar um centro operacional no Porto que reforçou a presença e capacidade de resposta no Norte do país. Alentejo e Algarve foram outras regiões prioritárias através da “contratação de técnicos exclusivos” e afetos apenas a estas regiões para se aproximar dos clientes e responder ao pós-venda e à venda direta de peças.
A força internacional da Terberg permitiu-nos trazer know-how e soluções que não existiam no país e que nos permitem apresentar soluções completas aos nossos clientes.
Com operações ativas em localidades como Porto, Gaia, Coimbra, Lisboa, Cascais, Seixal, Santiago do Cacém, Serpa, Albufeira, Portimão, Tavira ou Lagoa, a Terberg sublinha em comunicado que este reforço de investimento em Portugal nos próximos cinco anos “consolida o país como um dos principais centros de operação e inovação do grupo no sul da Europa”.
Destacando a entrega recente de uma frota de 12 varredoras elétricas ao município do Porto, já integradas no serviço de higiene urbana, o grupo destaca ainda o projeto-piloto, em parceria com a Mercedes-Benz, que resultou no desenvolvimento de uma viatura 100% elétrica que já está a ser testada por várias autarquias “em contexto real” na limpeza urbana.
“A principal barreira a esta transformação, mais do que financeira, é tecnológica e operacional. A força internacional da Terberg permitiu-nos trazer know-how e soluções que não existiam no país e que nos permitem apresentar soluções completas aos nossos clientes e assim apoiar os grandes desafios que o setor de limpeza urbana e recolha de resíduos enfrentam em Portugal”, aponta Sónia Santos, CEO da Resitul.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Neerlandesa Terberg prepara “maior esforço financeiro de sempre” na limpeza urbana em Portugal
{{ noCommentsLabel }}