TAP pediu insolvência da TAP SGPS e vai negociar com a Azul
O Governo revelou esta quinta-feira que a TAP pediu a insolvência da TAP SGPS, a quem a Azul reclama o pagamento de uma dívida de 177 milhões de euros.
A TAP avançou com um pedido de insolvência da TAP SGPS, agora denominada SIAVILO, revelou esta quinta-feira o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz. A administração da companhia aérea foi mandatada pelo Governo para negociar com a Azul a resolução do diferendo que a opõe à companhia aérea brasileira.
O pedido de insolvência da holding já era esperado, tendo em conta que quase não tem ativos, a situação líquida é fortemente negativa, superior a mil milhões de euros, e o facto de os órgãos sociais terem renunciado aos cargos nos últimos meses, como noticiou o ECO. A TAP é credora da TAP SGPS, que decidiu avançar com o pedido de insolvência.
Uma iniciativa que surge numa altura em que também a Azul reclama 177 milhões de euros à TAP SGPS, depois de em abril ter sido declarado o incumprimento numa emissão de obrigações subscrita pela companhia aérea brasileira em 2016. A holding não efetuou o pagamento dos 177 milhões de euros no prazo definido, e a Azul espera agora que o representante dos obrigacionistas avance com uma ação executiva.
Apesar de a TAP SGPS já não ter há alguns anos uma participação na TAP SA (dona da companhia aérea) são ativos desta última que servem de garantia ao empréstimo feito pela Azul. Garantias que nunca chegaram a ser constituídas e que a TAP já veio contestar em tribunal.
O ministro das Infraestruturas afirmou esta quinta-feira que o conselho de administração da TAP foi mandatado para dialogar com a Azul para chegar a uma solução, mas que o processo passará pelos tribunais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
TAP pediu insolvência da TAP SGPS e vai negociar com a Azul
{{ noCommentsLabel }}