União Europeia faz mira a 72 mil milhões de euros de produtos norte-americanos
Lista que foi revista em baixa face a uma versão inicial inclui aviões da Boeing, carros e até vinho produzido nos EUA, mas não indica possíveis tarifas aduaneiras a aplicar a estes e outros produtos.
Apesar dos esforços para alcançar um acordo comercial com os EUA, a União Europeia tem em cima da mesa uma lista de possíveis contramedidas que passam por aplicar tarifas sobre a importação de bens norte-americanos no valor de 72 mil milhões de euros, noticia esta terça-feira a Bloomberg.
Na mira da Comissão Europeia encontram-se aeronaves da Boeing, automóveis, bourbon, maquinaria, produtos químicos e plásticos, dispositivos médicos, equipamento elétrico, vinhos e outros produtos agrícolas, noticia a agência de informação financeira, que diz ter tido acesso à lista de bens, onde não constam as taxas específicas.
Também na lista está equipamento e instrumentos de precisão, brinquedos e equipamento para passatempos, armas desportivas e instrumentos musicais, segundo a mesma publicação.
De acordo com a agência, a União Europeia já tinha preparado esta lista de bens produzidos nos EUA antes de Bruxelas ter recebido, no fim de semana, a carta da Casa Branca a indicar a intenção de aplicar tarifas de 30% sobre as importações de bens do bloco europeu para os EUA a partir de 1 de agosto, caso não seja alcançado um acordo.
Em reação à carta dos EUA, Bruxelas tomou a opção de não escalar as ameaças e de suspender a imposição de tarifas até 1 de agosto, para dar espaço às negociações.
“Estamos sempre abertos ao diálogo. Estamos disponíveis para falar, incluindo com a Europa”, disse o Presidente dos EUA, Donald Trump, esta segunda-feira, antes de receber uma delegação europeia.
Desta feita, o foco da Comissão continua a ser nas negociações comerciais com os norte-americanos. Na segunda-feira, o comissário europeu Maros Sefcovic, que tem a pasta do Comércio, afirmou que “ainda há potencial para continuar as negociações. Não queremos uma guerra comercial com os EUA. Queremos evitá-la.”
A lista de 72 mil milhões de euros em bens passíveis de serem alvo das tarifas europeias representa um corte face a uma primeira lista que continha bens no valor de 95 mil milhões de euros. Segundo a Bloomberg, a revisão em baixa foi alcançada depois de consultas com empresas e os Estados-membros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
União Europeia faz mira a 72 mil milhões de euros de produtos norte-americanos
{{ noCommentsLabel }}