Bruxelas prepara lista de potenciais taxas sobre serviços dos EUA
Caso falhem as negociações com Washington, o Executivo comunitário está a ponderar, além da aplicação de tarifas sobre serviços dos EUA, a possibilidade de controlar as exportações.
A Comissão Europeia está a preparar uma lista de potenciais tarifas sobre os serviços oferecidos por empresas norte-americanas, bem como controlos de exportação, como parte da sua possível retaliação se as negociações com Washington falharem, avança o Financial Times.
As medidas, que ainda têm de ser apresentadas aos governos nacionais dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE), surgem em resposta ao anúncio de Donald Trump de aplicar tarifas de 30% contra o bloco comunitário a partir de 1 de agosto.
Embora Bruxelas tenha avisado anteriormente que poderia alargar a guerra comercial transatlântica aos serviços se as negociações para evitar a aplicação dessas tarifas falhassem, até agora tem-se abstido de apresentar medidas concretas aos líderes europeus. Segundo o jornal britânico, que cita dois funcionários do Executivo comunitário, a lista não visa apenas as empresas tecnológicas norte-americanas.
As novas medidas, a confirmarem-se, juntam-se a uma proposta de retaliação contra 72 mil milhões de euros em produtos importados anualmente dos EUA, que neste momento se encontra em discussão entre os 27 Estados-membros e que inclui a aplicação de direitos aduaneiros sobre aviões da Boeing, automóveis e bourbon.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas prepara lista de potenciais taxas sobre serviços dos EUA
{{ noCommentsLabel }}