Hospital de Braga faz contratos milionários com empresa de diretor de serviço
Hospital de Braga começou a contratar serviços a empresa privada detida pelo seu diretor de oftalmologia em 2010. Contratos continuaram após unidade passar para as mãos do Estado.
Desde 2010, o Hospital de Braga tem feito contratos sem concurso de serviços médicos de oftalmologia à Iberoftal, empresa privada do próprio diretor daquele serviço na unidade pública, Fernando Vaz, avançou esta quinta-feira a CNN Portugal. O médico já foi entretanto afastado, com a direção do hospital a aceitar um pedido de demissão feito pelo próprio.
Só desde 2019, quando deixou de ser uma parceria público-privada (PPP) e passou para as mãos do Estado, foram feitos contratos no valor de 27,7 milhões de euros, e nos últimos dois anos, em três ajustes diretos, foram entregues mais de nove milhões de euros para consultas, cirurgias e injeções, entre outros, à empresa em causa até 2027.
Além destas irregularidades, Fernando Vaz assume ainda funções de coordenador de Oftalmologia no Instituto CUF Porto e no Hospital CUF Porto, o que contraria o que está previsto na lei para os médicos que exercem direções de serviço no Serviço Nacional de Saúde (SNS), de acordo com a estação televisiva.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hospital de Braga faz contratos milionários com empresa de diretor de serviço
{{ noCommentsLabel }}