Défice da Zona Euro cai para 2,9%. Dívida pública sobe para 88%

Dados do Eurostat do primeiro trimestre, ajustados de sazonalidade, revelam uma ligeira redução do défice da Zona Euro. O rácio da dívida pública situou-se em 88%, acima dos 87,4%.

O défice da Zona Euro caiu no arranque do ano para 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto a dívida pública subiu para 88% do PIB, de acordo com a estimativa do Eurostat divulgada esta segunda-feira.

Os dados do primeiro trimestre, ajustados de sazonalidade, revelam uma ligeira redução do défice da Zona Euro. Quer face aos 3,1% registados no primeiro trimestre de 2024, quer face aos 3,2% registados no quarto trimestre do ano passado.

Entre os países do euro, Portugal tem o quinto maior rácio face ao PIB da Zona Euro: 1,3%, num pódio liderado pelo Chipre e pela Grécia. Por outro lado, França e Bélgica registaram o maior défice face à média do PIB da Zona Euro.

Fonte: Eurostat

No primeiro trimestre de 2025, a receita total do governo na Zona Euro atingiu 46,6% do PIB. A queda face aos 46,7% registados no quarto trimestre de 2024 deveu-se principalmente a um aumento na receita total do governo ajustada sazonalmente, em termos absolutos, sendo compensado por um aumento no PIB nominal.

Em termos absolutos, a receita total ajustada sazonalmente na Zona Euro aumentou cerca de 11 mil milhões em comparação com o quarto trimestre de 2024. A despesa total do governo na Zona Euro situou-se em 49,5% do PIB, uma queda em comparação com o trimestre anterior, devido a um “modesto” aumento na despesa total do Governo ajustada sazonalmente, de cerca de dois mil milhões, sendo compensado pelo aumento no PIB nominal.

Por outro lado, no final do primeiro trimestre de 2025, o rácio da dívida pública face ao PIB na Zona Euro situou-se em 88%, o que compara com 87,4% no final do quarto trimestre de 2024. Na UE, o rácio também aumentou de 81% para 81,8%. Quando comparado com o primeiro trimestre de 2024, o rácio da dívida pública aumentou tanto na Zona Euro (de 87,8% para 88%) como na União Europeia (de 81,2% para 81,8%).

No final do primeiro trimestre de 2025, a dívida pública era composta por 84,2% de títulos de dívida na Zona Euro e 83,6% na UE, 13,3% de empréstimos na Zona Euro e 13,9% na UE e 2,6% de numerário e depósitos na Zona Euro e 2,5% na União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Défice da Zona Euro cai para 2,9%. Dívida pública sobe para 88%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião