Banca antecipa “ligeiro aumento” da procura de crédito por famílias e PME

Bancos esperam o aumento da procura de crédito por parte das famílias, para a compra de casa, e ainda das PME nos próximos meses à boleia da descida das taxas de juro.

Os bancos esperam um “ligeiro aumento” da procura de empréstimos por parte das famílias para a compra de casa e também das pequenas e médias empresas (PME), antecipando critérios menos restritivos para este último segmento.

Foi isto que o setor respondeu ao inquérito do Banco de Portugal sobre as expectativas para a evolução do mercado de crédito para os próximos três meses. Que, de resto, acompanha a tendência observada no último trimestre, no qual a banca observou um crescimento também ligeiro da procura de crédito por parte dos particulares, “sobretudo no segmento da habitação”, e das PME.

O supervisor explica que o aumento da procura de crédito se deveu à descida das taxas de juro, mas não só.

No caso do crédito à habitação, também ajudou a confiança dos consumidores e também o “regime regulamentar e fiscal” do mercado da habitação – o Banco de Portugal não especifica, mas estará a aludir às medidas de apoio aos jovens, nomeadamente a garantia pública e a isenção de IMT.

Já no que toca às PME, “as necessidades de financiamento de existências e de fundo de maneio deram também um contributo ligeiro para o aumento da procura”.

Os bancos esperam ainda um alívio dos critérios de concessão de crédito às PME e sem alterações nas grandes empresas e no crédito a particulares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca antecipa “ligeiro aumento” da procura de crédito por famílias e PME

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião