ChatGPT recebe mais de 2,5 mil milhões de pedidos por dia
Assistente de Inteligência Artificial da OpenAI soma mais de 500 milhões de utilizadores. Sam Altman alerta para clones de inteligência artificial poderem aceder a contas bancárias.
O assistente de Inteligência Artificial (IA) da OpenAI, ChatGPT, recebe mais de 2,5 mil milhões de pedidos diariamente, 330 milhões dos quais provenientes de utilizadores norte-americanos, sendo a versão gratuita do modelo mais utilizada, segundo a Europa Press.
A empresa liderada por Sam Altman lançou o assistente de IA em novembro de 2022, tornando-se na aplicação de consumo de crescimento mais rápido da história, atingindo 100 milhões de utilizadores em apenas dois meses.
Deste então, a empresa de tecnologia tem lançado novos recursos de IA para o ‘chatbot’, bem como modelo mais avançados, atingindo 400 milhões de utilizadores ativos mensais em meados de fevereiro e aumentando para 500 milhões no final de março.
Agora, a OpenAI detalhou que o ‘chatbot’ recebe atualmente mais de 2,5 mil milhões de pedidos por dia de utilizadores de todo o mundo, o que reflete o grande volume de execução de tarefas que realiza, totalizando mais de 912,5 mil milhões de pedidos anualmente.
A empresa referiu ainda que mais de 330 milhões destes pedidos diários são realizados por utilizadores norte-americanos, sendo a versão gratuita a mais utilizada.
Este crescimento tem levado a empresa a continuar a trabalhar em inovações para melhorar a experiência dos utilizadores.
Altman alerta para clones de IA poderem aceder a contas bancárias
O presidente executivo da empresa OpenAI alertou o setor financeiro norte-americano para uma “significativa crise de fraude iminente” devido à capacidade de ‘clones’ de inteligência artificial imitarem a voz humana para contornarem verificações de segurança e movimentarem dinheiro.
“Uma coisa que me aterroriza é que, aparentemente, ainda existem algumas instituições financeiras que aceitam a impressão de voz como autenticação”, disse Sam Altman terça-feira numa conferência da Reserva Federal, em Washington. “É de loucos continuar a fazer isto. A IA derrotou completamente isto”, frisou.
A impressão de voz como forma de identificação para clientes bancários tornou-se popular nos Estados Unidos há mais de uma década, sendo os clientes normalmente solicitados a dizer uma frase-chave ao telefone para aceder às suas contas.
Agora, os clones de voz da IA, e eventualmente os clones de vídeo, podem imitar as pessoas de uma forma que, segundo Altman, é cada vez mais “indistinguível da realidade” e exigirá novos métodos de verificação.
“Isto pode ser algo em que podemos pensar em fazer uma parceria”, respondeu a vice-presidente de supervisão da Fed, Michelle Bowman, principal reguladora financeira do banco central, que participou na discussão com Altman.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ChatGPT recebe mais de 2,5 mil milhões de pedidos por dia
{{ noCommentsLabel }}