ChatGPT recebe mais de 2,5 mil milhões de pedidos por dia

  • Lusa
  • 23 Julho 2025

Assistente de Inteligência Artificial da OpenAI soma mais de 500 milhões de utilizadores. Sam Altman alerta para clones de inteligência artificial poderem aceder a contas bancárias.

O assistente de Inteligência Artificial (IA) da OpenAI, ChatGPT, recebe mais de 2,5 mil milhões de pedidos diariamente, 330 milhões dos quais provenientes de utilizadores norte-americanos, sendo a versão gratuita do modelo mais utilizada, segundo a Europa Press.

A empresa liderada por Sam Altman lançou o assistente de IA em novembro de 2022, tornando-se na aplicação de consumo de crescimento mais rápido da história, atingindo 100 milhões de utilizadores em apenas dois meses.

Deste então, a empresa de tecnologia tem lançado novos recursos de IA para o ‘chatbot’, bem como modelo mais avançados, atingindo 400 milhões de utilizadores ativos mensais em meados de fevereiro e aumentando para 500 milhões no final de março.

Agora, a OpenAI detalhou que o ‘chatbot’ recebe atualmente mais de 2,5 mil milhões de pedidos por dia de utilizadores de todo o mundo, o que reflete o grande volume de execução de tarefas que realiza, totalizando mais de 912,5 mil milhões de pedidos anualmente.

A empresa referiu ainda que mais de 330 milhões destes pedidos diários são realizados por utilizadores norte-americanos, sendo a versão gratuita a mais utilizada.

Este crescimento tem levado a empresa a continuar a trabalhar em inovações para melhorar a experiência dos utilizadores.

Altman alerta para clones de IA poderem aceder a contas bancárias

O presidente executivo da empresa OpenAI alertou o setor financeiro norte-americano para uma “significativa crise de fraude iminente” devido à capacidade de ‘clones’ de inteligência artificial imitarem a voz humana para contornarem verificações de segurança e movimentarem dinheiro.

“Uma coisa que me aterroriza é que, aparentemente, ainda existem algumas instituições financeiras que aceitam a impressão de voz como autenticação”, disse Sam Altman terça-feira numa conferência da Reserva Federal, em Washington. “É de loucos continuar a fazer isto. A IA derrotou completamente isto”, frisou.

A impressão de voz como forma de identificação para clientes bancários tornou-se popular nos Estados Unidos há mais de uma década, sendo os clientes normalmente solicitados a dizer uma frase-chave ao telefone para aceder às suas contas.

Agora, os clones de voz da IA, e eventualmente os clones de vídeo, podem imitar as pessoas de uma forma que, segundo Altman, é cada vez mais “indistinguível da realidade” e exigirá novos métodos de verificação.

“Isto pode ser algo em que podemos pensar em fazer uma parceria”, respondeu a vice-presidente de supervisão da Fed, Michelle Bowman, principal reguladora financeira do banco central, que participou na discussão com Altman.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ChatGPT recebe mais de 2,5 mil milhões de pedidos por dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião