Portos de Lisboa e Setúbal têm nova administração. Vítor Caldeirinha nomeado presidente
Ex-líder da Associação dos Portos, professor académico e técnico especialista do Ministério das Infraestruturas e Habitação regressa à casa onde iniciou a sua carreira no setor portuário.
Os portos de Lisboa e Setúbal vão passar a ser liderados por Vítor Caldeirinha, especialista em gestão portuária e logística. O Governo nomeou o novo conselho de administração comum à Administração do Porto de Lisboa (APL) e à Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), que será presidido por Vítor Caldeirinha que regressa à casa onde começou a carreira no setor portuário.
Vítor Caldeirinha, até então professor académico e técnico especialista do Ministério das Infraestruturas e Habitação, é doutorado em Gestão pela Universidade de Évora, formou-se também em Gestão Portuária, e conta com mais de 30 anos de experiência no setor, incluindo a direção e presidência na APSS entre 2013 e 2016 e a presidência da Associação dos Portos de Portugal (APP), através da qual representou os portos do país junto da Comissão Europeia e outras entidades internacionais.
A completar a administração estão Ana Lemos, Nuno Viterbo e Paulo Ventosa enquanto vogais executivos.
“A nova liderança conjunta da APL e da APSS surge num momento estratégico para os portos do continente, marcado pela implementação de uma nova visão para o sistema portuário nacional. Entre os principais desafios estão a reavaliação das concessões na margem norte do Tejo e a criação de sinergias operacionais e comerciais entre os portos de Lisboa e Setúbal, reforçando o seu papel no desenvolvimento económico da região e do país”, referem as administrações.
A Estratégia para os Portos Comerciais do Continente 2025-2035 (Portos 5+) prevê um investimento de 4.000 milhões de euros, sendo que a maioria do valor (75% ou 3.000 milhões de euros) virá dos privados através do lançamento de 15 novas concessões. Nos próximos dez anos, o plano é que movimentem cerca de 125 milhões de toneladas em carga e aproximadamente três milhões de passageiros.
Quem são os novos vogais da administração?
- Ana Lemos é licenciada em Direito e tem pós-graduações em Direito do Trabalho, Proteção de Dados, Marketing Público e Regulação Pública. Desempenhou funções técnicas e de direção em organismos como o extinto Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) ou o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) ao longo de mais de duas décadas.
- Nuno Viterbo é arquiteto paisagista e o atual chefe da Equipa Multidisciplinar do Gabinete de Requalificação e Imagem Urbana (GARIU) do município de Setúbal. “Com uma longa carreira na administração pública local, liderou várias divisões ligadas ao urbanismo, imagem urbana e mobilidade, com forte enfoque na valorização e ordenamento do espaço público, em particular no contexto urbano”, informam a APL e a APSS.
- Paulo Ventosa esteve mais de 20 anos no Grupo Santander, onde foi controller, gestor de orçamentos e projetos operacionais, bem como responsável por serviços técnicos de avaliação de imóveis. Na companhia Santander Totta Seguros exerceu também funções de controller e teve responsabilidades de gestão orçamental, controlo de custos e análise estratégica da seguradora
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portos de Lisboa e Setúbal têm nova administração. Vítor Caldeirinha nomeado presidente
{{ noCommentsLabel }}