Gestora da água de Alqueva recebe novo aumento de capital de 4,5 milhões
Só em aumentos de capital, desde que a EDIA foi criada, em 1995, o Estado já injetou quase mil milhões de euros na empresa. O gestor prevê que em dois anos estas injeções terminem.
A EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva vai beneficiar de mais uma injeção de capital por parte do Estado. Desta vez, foi aprovado um aumento de capital de 4,9 milhões de euros.
O aumento de capital foi comunicado pela própria empresa, através de um comunicado publicado na página da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quarta-feira. A deliberação foi “unânime” e atinge 4.537.790 euros.
A operação é realizada através da emissão de 907.558 de ações nominativas, no valor de 5 euros cada, a subscrever e a realizar pelo Estado, em numerário.
No início deste ano, em janeiro, já havia sido comunicado um outro aumento de capital, no valor de 4,9 milhões de euros. Só no ano passado, até 10 de dezembro, o Estado entregou 54,9 milhões de euros a esta empresa, que gere o Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, em aumentos de capital.
Ademais, a 30 de dezembro, foi notificada ainda a celebração de um contrato de suprimentos de 6,5 milhões de euros, “destinado a satisfazer as necessidades de financiamento da empresa, nomeadamente para fazer face aos pagamentos de gastos com energia”.
Só em aumentos de capital, desde que a EDIA foi criada, em 1995, o Estado já injetou quase 1.000 milhões de euros na empresa. Em entrevista recente ao ECO/Capital Verde, o gestor da EDIA, José Salema, afirmou que pelo menos nos próximos dois anos será ainda necessário recorrer a novos aumentos de capital, mas que findo o ciclo de investimentos e com a entrada plena das centrais fotovoltaicas, que reduzirão os custos com energia, a dependência do apoio estatal deverá terminar.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gestora da água de Alqueva recebe novo aumento de capital de 4,5 milhões
{{ noCommentsLabel }}