Governo já tem carta da Azul em que pagamento das obrigações da TAP SGPS é assegurado

  • ECO
  • 7 Agosto 2025

O ministro Miguel Pinto Luz tinha dito que o Governo não encontrava a carta enviada pelo Executivo socialista à Azul em 2020. Entretanto, a companhia brasileira forneceu a missiva em causa.

A Azul entregou ao Ministério das Infraestruturas a carta enviada pelo então titular da pasta, Pedro Nuno Santos, em junho de 2020, em que o Governo de António Costa confirmava o pagamento das obrigações da TAP SGPS à empresa brasileira, após o atual Executivo ter afirmado que não tinha consigo nenhum documento que o comprovasse, avança esta quinta-feira o jornal Público (acesso pago).

Na carta, o ex-ministro socialista assegurava à administração da transportadora brasileira que “o Estado português apenas solicita que a Azul aceite eliminar das condições da emissão o direito à conversão, nada mais”. O acordo, segundo é defendido na comunicação, “não consubstanciará” uma “degradação do valor intrínseco das obrigações”. Ou seja, a Azul teria sempre direito ao reembolso do empréstimo em causa, de 90 milhões de euros, feito em 2016, acrescido dos respetivos juros (mais cerca de 90 milhões acumulados a pagar no final, em 2026).

A “segurança jurídica” que a Azul reclamou “apenas os tribunais lha poderão dar, como é próprio de um Estado de direito”, escrevia o Governo da altura no documento. Caso algo o justificasse, a empresa teria o mesmo tratamento que “quaisquer outros credores comuns” ou como “credora sénior”. Em nenhum momento é usada a palavra “suprimento”. Na altura, Pedro Nuno Santos dizia: só um “desfecho favorável evitará o recurso à nacionalização” da TAP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo já tem carta da Azul em que pagamento das obrigações da TAP SGPS é assegurado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião