EUA e Reino Unido preparam discussão sobre Ucrânia

  • Lusa e ECO
  • 9 Agosto 2025

Reunião entre Putin e Trump está marcada para a próxima sexta-feira. Os europeus serão chamados à discussão num encontro à parte, que os EUA e o Reino estão a organizar.

O chefe da diplomacia britânica, David Lammy, e o vice-Presidente dos Estados Unidos, JD Vance, estão a promover uma reunião de conselheiros de segurança nacional europeus e norte-americanos para discutir o conflito na Ucrânia.

A iniciativa foi anunciada neste sábado pelo gabinete do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, que considerou que esta reunião será “uma oportunidade crucial para discutir os progressos necessários para alcançar uma paz justa e duradoura” na Ucrânia.

 

O primeiro-ministro britânico já tinha conversado telefonicamente com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, num momento em que está a ser preparado um encontro do líder da Casa Branca, Donald Trump, com o homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a suspensão dos combates na Ucrânia.

JD Vance está a realizar uma visita ao Reino Unido, onde falou de outro conflito, a decorrer em Gaza, assegurando que os EUA não irão reconhecer o Estado da Palestina, ao contrário das intenções já manifestadas por vários países europeus, Reino Unido incluído. À chegada ao país, Vance afirmou que “obviamente, o Reino Unido vai tomar a sua decisão. Não temos quaisquer planos para reconhecer o Estado da Palestina. Não sei o que, na realidade, significaria reconhecer o Estado da Palestina, dada a ausência de um Governo funcional lá”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA e Reino Unido preparam discussão sobre Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião