Incêndios. Governo prolonga situação de alerta por mais 48 horas
A situação de alerta, que terminava esta quarta-feira, é assim ampliada até às 23h59 de 15 de agosto.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta terça-feira que a situação de alerta em Portugal, devido aos incêndios, será prolongada por mais 48 horas. O atual alerta, que já tinha sido ampliado uma vez, terminava esta quarta-feira. Agora estará em vigor até ao final do dia de sexta-feira.
“Face a situação meteorológica para os próximos dias, o Governo decidiu hoje [terça-feira] prolongar mais 48 horas a situação de alerta que devia terminar amanhã [quarta-feira]”, referiu Montenegro numa conferência de imprensa transmitida pela RTP3.
O primeiro-ministro sublinhou ainda que esta situação de alerta permite um “reforço operacional”, implica ações de “maior fiscalização e vigilância” e também algumas restrições, que apelou que sejam respeitadas e compreendidas.
Uma nota do Ministério da Administração Interna, divulgada ao final da tarde à Lusa, adianta que “todas as medidas de caráter excecional, outrora implementadas, serão mantidas durante este período”.
Portugal entrou em situação de alerta no domingo, dia 3 de agosto, vigorando desde então e até à próxima sexta-feira algumas proibições e impedimentos, como os seguintes:
- Proibição de acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais de acordo com os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios;
- Proibição da realização de queimadas e queimas, bem como suspensão de autorizações que tenham sido emitidas;
- “Proibição da realização de trabalhos nos espaços florestais e demais espaços rurais com recurso a maquinaria;
- Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, bem como suspensão de autorizações que tenham sido emitidas.
(Notícia atualizada às 19h25)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Incêndios. Governo prolonga situação de alerta por mais 48 horas
{{ noCommentsLabel }}