Investidores querem auditor a fixar preço da OPA à Martifer
Oferta de 2,057 euros não avalia de forma justa os ativos da Martifer. Mas não vender significa ficar refém do acionista, numa sociedade não cotada. A solução pode ser um auditor fixar o preço da OPA.
A Mota-Engil e a Visabeira foram obrigadas a lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital da Martifer e o objetivo é retirar a empresa de bolsa, mas o preço oferecido é muito inferior ao valor do grupo. Por isso, os investidores estão a equacionar a possibilidade de pedir a intervenção de um auditor independente, avança esta quarta-feira o Jornal de Negócios.
Os principais investidores querem oferecer 2,057 euros por ação, quando a Martifer entrou em bolsa, em 2007, a valer oito euros. Os investidores consideram o preço oferecido injusto já que está 11% abaixo da cotação, e por isso receberam mal o anúncio da OPA, mas estão confrontados com um dilema: vender a um preço demasiado baixo, ou ficarem presos a uma sociedade com o controlo “esmagador” dos acionistas, como explicou o ECO.
“A contrapartida oferecida tem como referência o preço médio ponderado dos valores mobiliários representativos do capital social da Martifer negociados no mercado regulamentado nos últimos seis meses anteriores à oferta. Contudo, atento à liquidez registada nesse período, não é possível tirar a presunção de que esse preço reflete o justo valor da sociedade”, defende o presidente da Associação de Investidores (ATM), Octávio Viana, em declarações ao Jornal de Negócios. Octávio Viana está em gestão provisória até serem eleitos novos órgãos sociais da associação, por isso não avança qual a direção a seguir, mas admite que, “para já, há um compromisso, se necessário, para exigir a fixação da contrapartida por auditor independente, seja derivado da falta de liquidez, seja que mesmo a presunção de equitatividade da contrapartida nos termos do artigo 188 (1, b) do CVM possa ser ilidida judicialmente”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Investidores querem auditor a fixar preço da OPA à Martifer
{{ noCommentsLabel }}