Há seis vezes mais imigrantes no SNS do que em 2017

  • ECO
  • 14 Agosto 2025

Número de imigrantes inscritos no Serviço Nacional de Saúde era de 975.397 em julho, quase 500% acima dos valores de 2017. Mas fim da manifestação de interesse já se está a refletir nas inscrições.

Desde 2017 registaram-se mais 810.546 imigrantes no Registo Nacional de Utentes (RNU), perfazendo um total de 975.397, segundo os dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Isto significa que, do total de imigrantes inscritos em julho deste ano, 83% são recentes, revela o Jornal de Notícias (acesso pago).

O número de imigrantes inscritos no SNS em julho deste ano era, assim, seis vezes maior do que em 2017, representando um crescimento de quase 500%. No entanto, apenas 85% (ou 832.507) dos 975.397 imigrantes tem inscrição completa em algum centro de saúde.

O aumento dos imigrantes inscritos no SNS continuou a verificar-se na primeira metade deste ano, apesar do decréscimo das entradas de estrangeiros, com o fim da manifestação de interesse em julho de 2024. Isto aconteceu porque uma parte dos novos inscritos já estavam no país e regularizaram-se depois.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há seis vezes mais imigrantes no SNS do que em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião