Incêndios. Marcelo diz que ministra ainda está “a descobrir os problemas e as respostas a dar”

  • ECO
  • 19 Agosto 2025

O Presidente da República apontou também que foram feitas mudanças após os incêndios de 2017 mas que se poderá chegar à conclusão que "não foram suficientes e há coisas a ir mais fundo".

“É natural que as pessoas queiram respostas imediatas. Admito que quem acaba de chegar há dois meses esteja a descobrir os problemas e as respostas a dar“. As palavras são de Marcelo Rebelo de Sousa, a propósito da recusa da ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, em responder às questões colocadas pelos jornalistas sobre os incêndios que lavram o país. “Isso também se aprende“, acrescentou.

“Eu próprio aprendi que a comunicação social tem um papel fundamental, no esclarecimento, na informação atempada, em fazer as pessoas acreditar nos responsáveis e no sistema. E nem sempre quem está perante situações de sufoco é capaz de perceber isso e responder em conformidade“, disse ainda.

O Presidente da República apontou também que após os incêndios de 2017 foi feita uma “grande reflexão” e feitas mudanças. Mas a conclusão a que se pode chegar no futuro “é que as mudanças não foram suficientes e há coisas a ir mais fundo em termos de mudanças“, disse.

“Penso que estamos todos de acordo que terminada esta época [de incêndios] há reflexões a fazer porque se aprende, com a nossa experiência e do estrangeiro, e aprende-se que há coisas a mudar e a melhorar. Não é este o tempo ainda mas passada esta fase é fundamental refletir”, afirmou o chefe de Estado.

Vários incêndios têm atingido o país desde julho, em particular nas regiões Norte e Centro. O Governo declarou situação de alerta a 2 de agosto, com consequentes prorrogações.

Até ao momento, os incêndios já causaram dois mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, na maioria sem gravidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incêndios. Marcelo diz que ministra ainda está “a descobrir os problemas e as respostas a dar”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião