Cinco universidades vão ter equipas das Lojas de Cidadão para apoiar estudantes em serviços públicos

  • Joana Abrantes Gomes
  • 25 Agosto 2025

A Nova SBE e as universidades de Coimbra, Minho, Porto e Algarve vão contar com a presença de equipas das Lojas de Cidadão na receção aos novos alunos, para os apoiar a tratar de serviços públicos.

A Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE) vai levar a cabo nas próximas semanas uma iniciativa em cinco estabelecimentos de ensino superior do país, que vai permitir que os estudantes universitários resolvam no local serviços públicos essenciais ao seu percurso académico, como adesão à chave móvel digital, alteração de morada ou pedido do cartão europeu de seguro de doença.

A “Jornada Académica dos Serviços Públicos”, como é designada a iniciativa, arranca nos dias 26 e 27 de agosto na Universidade de Coimbra, passando depois pela Nova SBE, em Carcavelos, de 3 a 5 de setembro; Pela Universidade do Algarve, em Faro, no dia 8 de setembro; pela Universidade do Minho em 9 e 10 de setembro; E, por fim, estará na Universidade do Porto entre 15 e 19 de setembro.

Em comunicado, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) refere que, durante as datas indicadas, será instalado um espaço gov.pt nas universidades de Coimbra, do Algarve e do Minho, “onde os estudantes poderão tratar de serviços públicos essenciais com o apoio de uma equipa especializada” de profissionais das Lojas de Cidadão.

“Já na Nova SBE, no piso 1, e na Universidade do Porto, no Pólo Zero, o mesmo apoio e serviços estarão disponíveis através dos Espaços Cidadão já existentes nestas instituições”, acrescenta a AMA na mesma nota.

Nesses locais, os estudantes poderão tratar, de forma imediata, de serviços como a alteração de morada, a ativação da Chave Móvel Digital, a instalação da app gov.pt com a integração de documentos digitais (como o cartão do aluno e o cartão jovem), os pedidos de cheque nutricionista e cheque psicólogo, o pedido do cartão europeu de seguro de doença e ainda a subscrição de jornais e revistas digitais.

“Esta iniciativa reforça que os serviços públicos estão disponíveis para os estudantes ao longo de todo o ano, seja através dos Espaços Cidadão já instalados no Pólo Zero da Universidade do Porto ou no Espaço Cidadão Lab. da Nova SBE, seja através das 76 Lojas de Cidadãos e dos mais de 980 Espaços Cidadão disponíveis em todo o país”, lê-se no comunicado.

Além disso, a “Jornada Académica dos Serviços Públicos” vai dar também a conhecer a Academia Portugal Digital, que “permitirá aos estudantes e docentes realizarem diagnósticos e inscreverem-se em cursos gratuitos que reforçam competências digitais essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinco universidades vão ter equipas das Lojas de Cidadão para apoiar estudantes em serviços públicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião