Novobanco recompõe gestão após saída de Carlos Brandão por “justa causa”

O Novobanco já recebeu a luz verde do Banco Central Europeu para os administradores para o mandato de 2025 a 2028. Carmen Garcia Gonçalves substitui Carlos Brandão, demitido em janeiro.

O Banco Central Europeu (BCE) deu luz verde aos membros do conselho de administração executivo do Novobanco para o mandato 2025–2028, anunciou esta terça-feira a instituição liderada por Mark Bourke num comunicado ao mercado publicado através da CMVM.

Com a luz verde do BCE, o Novobanco recompõe a comissão executiva, que tinha ficado com menos dois elementos devido à saída antecipada de Luísa Soares da Silva e à demissão de Carlos Brandão por justa causa.

O banco anunciou a destituição do gestor a 7 de janeiro, depois de ter tido conhecimento de “operações financeiras suspeitas realizadas na sua esfera pessoal, as quais deram origem a uma denúncia às autoridades”. Essas operações haviam sido detetadas três meses antes, mas o banco optou por manter o gestor em funções “para não interferir com a investigação do Ministério Público”.

O Ministério Público esclareceu posteriormente que estavam em causa factos que podem constituir a prática de crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e falsificação por parte do agora ex-administrador do Novobanco. Carlos Brandão e a mulher foram constituídos arguidos.

O gestor, que liderou o Barclays e ao Bankinter em Portugal, tinha o pelouro do risco, que é agora assumido por Carmen Garcia Gonçalves, até aqui diretora deste departamento. Para a administração executiva entra também Patrícia Fonseca, com os pelouros jurídico, de compliance e sustentabilidade.

A comissão executiva do Novobanco para o mandato 2025-2028 tem a seguinte composição:

  • Mark Bourke – Chief Executive Officer (“CEO”)
  • Benjamin Dickgiesser – Chief Financial Officer (“CFO”)
  • Luís Ribeiro – Chief Commercial Officer Corporate (“CCOC”)
  • João Paixão Moreira – Chief Commercial Officer Retail (“CCOR”)
  • Patrícia Fonseca – Chief Legal, Compliance and Sustainability Officer (“CLCSO”)
  • Carmen Garcia Gonçalves – Chief Risk Officer (“CRO”)
  • Rui Fontes – Chief Credit Officer (“CCO”)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novobanco recompõe gestão após saída de Carlos Brandão por “justa causa”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião