CTT investem em tecnológica bracarense que usa IA para atender clientes
Empresa liderada por João Bento participou na ronda de financiamento da Agentifai, especializada em tecnologia para apoio ao cliente, através do fundo de inovação do grupo.
Os CTT – Correios de Portugal, através do fundo de inovação para startups, pequenas e médias empresas, investiram na tecnológica Agentifai, que criou um robô para responder às chamadas telefónicas nas empresas e dúvidas dos clientes nas aplicações. O operador postal participou na nova ronda de financiamento da empresa de Braga especializada em inteligência artificial (IA) para apoio ao cliente.
A empresa fundada e liderada por Rui Monteiro Lopes captou o interesse dos CTT pela sua solução de IA conversacional que é vendida em Portugal, noutros países da Europa e nos Estados Unidos. “Este investimento na Agentifai insere-se na dinâmica de aceleração de investimentos do nosso Fundo 1520 em startups de alto potencial e alinhados com as prioridades da nossa agenda de inovação”, explicou o diretor de Digital, Novos Canais e Inovação dos CTT, em informação transmitida esta quarta-feira ao ECO.
Nuno Matos considera que o operador postal foi pioneiro em incorporar IA generativa nos processos de apoio ao cliente com o chatbot Helena e afirma que a empresa tem a convicção de que “o apoio ao cliente é um dos pilares fundamentais” da sua proposta de valor, “não apenas enquanto serviço prestado aos nossos clientes, mas também como uma oferta empresarial estratégica”.
Foi há cerca de uma década que a AgentifAI criou o assistente de voz Alice (nome que vem da sigla Artificial Linguistic Internet Computer Entity) para entender linguagem natural e comunicar com os consumidores e clientes de empresas de setores como a saúde ou financeiro. Hoje, tem mais de quatro milhões de utilizadores e automatiza mais de 55% das interações. Segundo a empresa, reduziu os custos dos grupos hospitalares e bancos em 50%.
No caso da banca, a solução da Agentifai permite fazer transações, consultar o saldo, fazer pagamentos, transferências, entre outros serviços, enquanto nas apps da saúde consegue fazer (re)agendamento de consultas, emitir informação sobre histórico clínico, moradas e métodos de pagamento e dar lembretes por voz ou mensagem por estar integrada com os sistemas médicos. Entre os principais clientes estão o BPI, Caixa Geral de Depósitos, Lusíadas Saúde, entre outros.
Os CTT vão acompanhar a recém-investida Agentifai através do programa de empreendedorismo 1520 Startup Program. “Queremos liderar esta transformação tecnológica, que está a redefinir a forma como a sociedade interage com os serviços, e acreditamos que soluções como a da Agentifai são essenciais para construir experiências mais eficientes, humanas e escaláveis”, sublinhou Nuno Matos, diretor de Digital, Novos Canais e Inovação dos CTT.
O Fundo 1520, com uma dotação de oito milhões de euros, é financiado pelo grupo liderado por João Bento e gerido pela Iberis Capital de forma a investir em séries seed (inicial), A e growth (crescimento) sobretudo de setores como e-commerce, logística, comunicações, fintech, retalho, publicidade e sustentabilidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CTT investem em tecnológica bracarense que usa IA para atender clientes
{{ noCommentsLabel }}