Após ‘estacionar’ na Controlauto, espanhola Portobello compra distribuidora portuguesa de peças automóveis
Private equity madrilena avança com segundo investimento em Portugal. Crest Capital Partners cede controlo da Dualparts, que integra 12 centros da Auto Delta, Fimag e Alecarpeças e fatura 93 milhões.
A espanhola Portobello Capital é a nova dona do grupo Dualparts, que integra as empresas Auto Delta, Fimag e Alecarpeças. Com mais de 260 trabalhadores e uma rede de 12 centros logísticos norte a sul do país, apresenta-se como “líder independente na distribuição de peças automóveis em Portugal” e faturou 93 milhões de euros no ano passado.
O acordo fechado com a Crest Capital Partners, que investiu neste negócio em junho de 2022, prevê a aquisição de uma participação maioritária. Sem divulgar a percentagem ou o valor da transação, fonte oficial esclarece ao ECO que os restantes acionistas são elementos da equipa de gestão, que mantém o “compromisso com a continuidade e o crescimento da plataforma”.
Em comunicado, a private equity com sede em Madrid, que gere mais de 3.300 milhões de euros em ativos, assegura que irá “apoiar a estratégia de crescimento da Dualparts, reforçando a sua presença física em Portugal, desenvolvendo e otimizando as operações e o serviço ao cliente, e explorando potenciais oportunidades de crescimento através de aquisições na Península Ibérica”.
Este é o primeiro investimento realizado pelo Portobello Capital Fund V, o novo fundo da gestora que neste negócio da Dualparts foi assessorada pela Natixis, Pérez-Llorca, PwC e Aon. Já a Crest Capital Partners contou com a assessoria da DC Advisory, Roland Berger, PwC e da SRS Advogados, estando a operação sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência.
O portefólio da Portobello Capital passa a incluir 25 empresas, entre as quais a também portuguesa Controlauto. Naquela que foi a sua primeira operação deste lado da fronteira, em novembro de 2023, a sociedade espanhola adquiriu à Real Vida Seguros uma posição minoritária na empresa especializada na inspeção técnica de veículos, tornando-se parceira do grupo Brisa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Após ‘estacionar’ na Controlauto, espanhola Portobello compra distribuidora portuguesa de peças automóveis
{{ noCommentsLabel }}