Exclusivo Apresentação “científica e técnica” do modelo de IA português Amália marcada para 30 de setembro
Fonte oficial do Ministério da Reforma do Estado avança que está prevista a apresentação científica e técnica da versão "base" do Amália para o dia 30 de setembro.
A versão “base” do Amália, o grande modelo de linguagem natural (LLM) português, será apresentada publicamente no próximo dia 30 de setembro, numa sessão “científica e técnica” que assinalará o fecho da segunda fase de desenvolvimento do projeto, confirmou ao ECO o Ministério da Reforma do Estado.
Em resposta enviada esta terça-feira à tarde, fonte oficial do gabinete do ministro Gonçalo Saraiva Matias revelou que “a apresentação científica e técnica do LLM Amália, incluindo a demonstração do modelo-base, está prevista para dia 30 de setembro”.
A informação surge no dia em que o ECO avançou em primeira mão que o Amália será disponibilizado ao público já neste mês de setembro, de acordo com informações partilhadas pelo investigador João Magalhães, professor da Nova FCT, que coordena o desenvolvimento do modelo.
A decisão representa uma antecipação em relação ao calendário inicial do Governo, que apontava para junho de 2026 como data da disponibilização pública do Amália. Três meses após essa indicação, o consórcio responsável pelo projeto garante agora que a primeira versão aberta chega ainda este ano, permitindo que investigadores, empresas e entusiastas possam começar a desenvolver aplicações com base na tecnologia.
Financiado em 5,5 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Amália é o primeiro LLM de grande escala desenvolvido em Portugal, com especial foco no português europeu e na cultura nacional. O Governo prevê aplicá-lo em serviços da Administração Pública, como o portal gov.pt, e integrá-lo também na plataforma IAedu da FCT, com objetivos pedagógicos e científicos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Apresentação “científica e técnica” do modelo de IA português Amália marcada para 30 de setembro
{{ noCommentsLabel }}