Regulador espanhol dá luz verde à OPA do BBVA sobre o Sabadell

O BBVA pode, finalmente,16 meses depois, avançar com a OPA hostil sobre o Sabadell, depois de o regulador da bolsa ter dado luz verde à operação avaliada agora em 17 mil milhões de euros.

O BBVA tem finalmente luz verde do regulador da bolsa para avançar com a oferta pública de aquisição (OPA) hostil sobre o rival Sabadell, uma decisão que surge 16 meses depois de o banco liderado por Carlos Torres ter anunciado a proposta.

A Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) deu autorização ao BBVA depois de ter considerado que o documento definitivo da OPA está de acordo “com as normas vigentes” e o seu conteúdo é “suficientemente explicativo após as últimas modificações registadas à data de 3 de setembro“, segundo detalha num comunicado divulgado esta sexta-feira.

Com esta decisão, o BBVA pode agora publicar o anúncio da oferta e dar início à operação.

A CNVM (equivalente à nossa CMVM) adianta que dará informações sobre o prazo de aceitação da oferta assim que o oferente publique o primeiro dos anúncios previsto na lei. O período vai entre 30 dias a um máximo de 70 dias.

Para chegar até aqui, o BBVA atravessou um autêntico caminho de pedras, com o Sabadell a tentar contrariar os planos do banco rival, sendo que até o Governo espanhol tentou obstaculizar a operação, situação que levou a Comissão Europeia a intervir.

Há um mês, os acionistas do Sabadell aprovaram a venda da sua filial britânica TSB e ainda a distribuição de um dividendo histórico de 2,5 mil milhões de euros, decisões que não travaram, ainda assim, o BBVA.

A 24 de junho, o Governo espanhol decidiu impor condições mais duras na operação avaliada agora em 17 mil milhões de euros. Entre outros pontos, o BBVA terá de manter o Sabadell como banco separado e com uma gestão autónoma durante, pelo menos, três anos. Por conta disso, o BBVA avançou para o Supremo contra as imposições do Executivo.

Banco Central Europeu (BCE) e Autoridade da Concorrência já tinham aprovado a oferta do BBVA, que te agora luz verde do regulador da bolsa para avançar com a operação cujo sucesso é incerto.

As ações do BBVA estão a subir 0,41% para 15,875 euros, acumulando uma valorização de quase 70% desde o início do ano, com o banco a apresentar um valor de mercado acima dos 91 mil milhões de euros.

O Sabadell também avança 0,18% para 3,254 euros, valorizando 73% este ano, o que lhe confere uma capitalização em bolsa na ordem dos 16,63 mil milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador espanhol dá luz verde à OPA do BBVA sobre o Sabadell

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião