ANA quer subir taxas nos aeroportos de Porto e Faro em 2026 e prevê descida em Lisboa

  • ECO
  • 9:29

Concessionária propõe aumento de 34 cêntimos das taxas aplicadas no Sá Carneiro e em Faro. Contrato de concessão do Humberto Delgado vai levar a ajustamento no valor, com descida de 76 cêntimos.

Face à previsão de um crescimento do número de passageiros nos aeroportos nacionais de apenas 1,5% no próximo ano, a ANA – Aeroportos quer aplicar um aumento das taxas em quase 3,9% em 2026 nos aeroportos do Porto e de Faro, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). Já no aeroporto de Lisboa, para ser atingida a Receita Regulada Média Máxima (RRMM) autorizada, propõe um aumento de cinco cêntimos (0,30%) por passageiro, mas, tendo em conta o modelo definido no contrato de concessão, vai existir um ajustamento que se vai traduzir numa redução do valor em 4,65% face a 2025, correspondente a 76 cêntimos por passageiro.

Se no caso do Sá Carneiro e de Faro as taxas reguladas só podem variar de acordo com o Índice de Preços no Consumidor Harmonizado (IHPC), por determinação da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), tendo deixado igualmente de poder ser apurados ajustamentos por erros de estimativa, a descida que se vai verificar no Humberto Delgado deve-se à previsão da correção de erros de estimativa de anos anteriores que está inscrita no contrato de concessão. Embora as ilhas também façam parte dos aeroportos do grupo de Lisboa, nem a Madeira nem os Açores vão ter um aumento das taxas reguladas, explica o Jornal de Negócios.

Quanto às projeções de tráfego que constam da proposta de atualização das taxas reguladas para 2026, que a ANA apresentou já às companhias aéreas, mas que ainda tem de ser aprovada pela ANAC, a empresa do grupo Vinci projeta chegar aos 35,7 milhões de passageiros no próximo ano em Lisboa, mais 1,1% do que os 35,4 milhões que estima para o final de 2025. No Porto, a concessionária prevê um crescimento de 2,1% este ano, para 16,3 milhões de passageiros, enquanto para 2026 estima atingir os 16,6 milhões, mais 1,9%. Já em Faro, antecipa crescimentos de 2,3% este ano e 1,7% no próximo, para um total de 10,2 milhões de passageiros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ANA quer subir taxas nos aeroportos de Porto e Faro em 2026 e prevê descida em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião