Apoio à troca de fogões e esquentadores já conta com 241 fornecedores candidatos
O Governo recebeu, até ao momento, a candidatura de 241 fornecedores que querem fazer parte da rede para trocar equipamentos a gás por elétricos de elevada eficiência com apoio.
O Ministério do Ambiente indica que já recebeu 241 candidaturas de fornecedores que querem aderir à rede do E-Lar, o apoio que vai ajudar a pagar fornos e esquentadores elétricos e mais eficientes.
Além destas candidaturas, outras 74 estão em preenchimento, indica o Ministério, em resposta ao ECO/Capital Verde. A tutela informa que a qualificação dos fornecedores teve início a 18 de agosto e mantém-se em contínuo ao longo da vigência do programa, pelo que não existe um prazo de fecho para as candidaturas. Estas são feitas através do site do Fundo Ambiental, à semelhança do que acontece com os beneficiários.
Na altura do lançamento do apoio, a ministra adiantou que havia já reunido com fornecedores e que esperava uma grande adesão, sendo que a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) já havia mostrado interesse em juntar-se. A lista deverá ser publicada no site do Fundo Ambiental.
O E-Lar tem como objetivo promover a eficiência energética, e combater por essa via a pobreza energética. Ao mesmo tempo, quer promover a descarbonização. Nesse sentido, vem facilitar a troca de equipamentos a gás por elétricos de elevada eficiência. Podem ser substituídos fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos equivalentes elétricos de classe energética A ou superior.
O apoio E-Lar dirige-se a todas as famílias, embora dê benefícios diferentes consoante o perfil do candidato. São mais elevados e abrangentes os apoios concedidos a famílias consideradas vulneráveis, que incluem os beneficiários do Programa Bairros + Sustentáveis e beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica.
O valor dos apoios depende do tipo de equipamento e do beneficiário, se se trata de uma família vulnerável ou não. O valor mais elevado disponível corresponde a um conjunto elétrico de placa e forno, cuja compra é apoiada em 738 euros para famílias vulneráveis e 600 euros para as restantes. Mas pode consultar a tabela completa, assim como tudo o que se sabe até ao momento, neste descodificador.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Apoio à troca de fogões e esquentadores já conta com 241 fornecedores candidatos
{{ noCommentsLabel }}