5 coisas que vão marcar o dia
Esta terça-feira destacam-se as audições parlamentares do ministro da Reforma do Estado e dos presidentes da ASF e CES. Luís Montenegro viaja até à China e a Apple apresenta o iPhone 17.
Esta terça-feira o destaque na atualidade político-económica vai para as audições parlamentares do ministro da Reforma do Estado, do novo presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e de dois responsáveis do Conselho Económico e Social (CES). É também o dia em que Marcelo Rebelo de Sousa perde o poder de dissolver a Assembleia da República por entrar no último semestre do mandato. Noutras zonas do globo, veremos Montenegro na China e o iPhone 17 a partir dos Estados Unidos.
Ministro explica Reforma do Estado
O ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, vai estar na Comissão da Reforma do Estado e Poder Local, a pedido do Chega e do PS, para explicar a criação do novo ministério e esclarecer sobre o plano de ação, os eixos estratégicos e as medidas de desburocratização. A reorganização fez com que, por exemplo, a Agência para a Modernização Administrativa se passasse a chamar Agência para a Reforma Tecnológica do Estado, por exemplo.
Dados sobre indústria, transportes e comércio
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o mais recente índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria e as estatísticas do comércio internacional referentes a julho, bem como a atividade dos transportes durante o segundo trimestre de 2025.
Montenegro visita China
O primeiro-ministro inicia uma visita oficial à China, que envolve passagem pela região administrativa de Macau, e depois segue para o Japão. Entre os dias 8 e 12 de setembro, Luís Montenegro faz-se acompanhar por uma comitiva com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e a presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep), Madalena Oliveira e Silva.
Audição dos presidentes da AFS e CES
A Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública vai ouvir Gabriel Bernardino, no âmbito da sua indigitação para presidente da ASF às 14h00. Duas horas mais tarde, há audição do presidente do CES, Luís Pais Antunes, e do conselheiro Óscar Gaspar a propósito da apreciação da Conta Geral do Estado 2023.
Apple lança novo iPhone
Ao final da tarde (18h00 em Lisboa) a Apple inicia o seu maior evento de lançamentos do ano e desvenda a gama de iPhone 17 e novos relógios inteligentes (smartwatches). Os analistas preveem que a tecnológica norte-americana apresente os modelos tradicional (17), Pro, Pro Max e o novo “Air”, que deverá ser mais fino do que os outros e está assim batizado por causa do portátil MacBook Air. Será um teste à capacidade de concorrer com a líder de mercado Samsung e outras rivais de smartphones, como Google, Huawei, Xiaomi, Vivo e Oppo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}