Governo quer concluir inventário dos imóveis do Estado até ao final de 2026
Meta foi traçada pelo secretário de Estado do Orçamento, que garante que o objetivo passa por devolver ao mercado os imóveis que não são necessários para o Estado.
O secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, José Maria Brandão de Brito, garantiu esta sexta-feira que a meta a conclusão do inventário dos imóveis do Estado até ao final do próximo ano se mantém.
“A nossa expectativa é que até ao final do ano que vem esteja completamente inventariado o parque público do Estado“, disse José Maria Brandão de Brito, numa audição parlamentar na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), onde estava a ser ouvido no âmbito da Conta Geral do Estado de 2023 (CGE2023).
O governante garantiu que o Executivo está a envidar esforços para fazer avanços significativos no levantamento do património imobiliário do Estado. O objetivo é inventariar os que têm aptidão para uso habitacional, de modo “a devolver” ao mercado imobiliário os que o Estado não necessita.
Em outubro do ano passado, o Governo sinalizou que a Estamo previa que, até ao final de 2026, todo o património do Estado estará inventariado, cadastrado e geolocalizado, num número total a rondar os 60 mil imóveis. A decisão acolheu assim as recorrentes recomendações do Tribunal de Contas sobre esta matéria.
Para isso anunciou que iria utilizar uma plataforma de inventário e cadastro adaptada às necessidades do Estado, “com um conjunto adicional de serviços de auditoria, tratamento, normalização da informação e migração de dados“. Nesse sentido, apresentou uma reprogramação de candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência para concretizar o Projeto SIGPIP – Sistema de Informação e Gestão do Património Imobiliário Público.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo quer concluir inventário dos imóveis do Estado até ao final de 2026
{{ noCommentsLabel }}