Marques Mendes diz que subida de rating é uma vitória do país

  • Lusa
  • 12 Setembro 2025

Antes de ser conhecida a decisão da Fitch, Marques Mendes diz que o "país deve ter orgulho neste resultado. Isto não é apenas a vitória deste ou daquele Governo, é uma vitória do país".

O candidato presidencial Luís Marques Mendes defendeu esta sexta-feira que a subida do rating de Portugal pelas agência de notação internacionais “não é apenas uma vitória deste ou daquele Governo”, mas sim uma “vitória do país”.

As palavras de Marques Mendes foram proferidas depois de o primeiro-ministro ter afirmado, no Japão, ter notícias de que “estará por horas” a possibilidade de uma outra agência subir o rating de Portugal, salientando que, quinze anos depois da troika, “Portugal é hoje um exemplo na Europa do ponto de vista financeiro”.

“Portugal tem vindo a ter boas notícias neste domínio. Recentemente, uma agência muito conhecida, a Standard & Poor’s, subiu o rating de Portugal. Se houver mais uma ou mais duas, isso só é bom. A mim não me surpreende. Os portugueses devem ter orgulho nisto. Para muitos portugueses isto pode ser uma coisa burocrática, mas não é. Isto significa que o estrangeiro e os investidores estrangeiros acreditam em Portugal”, reagiu Marques Mendes, quando questionado sobre as declarações de Luís Montenegro.

Em Vila Verde, no distrito de Braga, após uma visita ao Hospital da Misericórdia, o candidato presidencial lembrou que “há dez anos não era assim” e que o país “estava em baixo”.

“Dez anos depois, estamos em alta. Talvez seja altura de recordar o seguinte: nós já tivemos uma dívida pública em percentagem do PIB [Produto Interno Bruto] colossal. Hoje temos uma dívida pública mais baixa do que França e de que outros países”, salientou Marques Mendes. O candidato presidencial entende que essa realidade dá confiança, mas não esquece o caminho feito até aqui.

“Mas ao mesmo tempo, isto foi feito com muito sacrifício pelos portugueses, acho que o país deve ter orgulho neste resultado. Isto não é apenas a vitória deste ou daquele Governo, é uma vitória do país. E isso é positivo”, destacou o antigo líder do PSD, ladeado pela presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes (PSD), e pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, Bento Morais.

A agência Fitch vai anunciar esta sexta a sua avaliação do rating de Portugal, que está neste momento próximo dos níveis mais elevados na classificação das principais agências. A DBRS avalia a dívida soberana em A (elevado) e a Moody’s em A3, enquanto a Fitch tem atualmente a classificação de A-. Já a S&P foi a última agência a avaliar o rating, a 29 de agosto, e melhorou a classificação de ‘A’ para ‘A+’, apenas seis meses após outra subida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marques Mendes diz que subida de rating é uma vitória do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião