Custos das empresas com salários sobem mais em Portugal do que na União Europeia
Custos das empresas com salários aumentaram 5,3% em Portugal, superando a média comunitária (4,1%) e da área da moeda única (3,7%).
Os custos salariais suportados pelas empresas por cada hora trabalhada aumentaram 5,3% em Portugal durante o segundo trimestre deste ano, face ao registado há um ano. De acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat, essa subida foi superior à média não só da União Europeia (4,1%), como também da Zona Euro (3,7%).
Os custos do trabalho são compostos por duas componentes: os encargos salariais e os outros encargos.
Ora, no segundo trimestre, os custos salariais registados na Zona Euro aumentaram 3,7%, em termos homólogos, enquanto na União Europeia foi verificado um crescimento de 4,1%. Já os outros custos subiram 3,4% na área da moeda única e 3,8% no bloco comunitário.
Em comparação, no segundo trimestre, Portugal viu os custos salariais aumentar 5,3% e os demais 5,1%, face ao registado há um ano. Quer isto dizer que Portugal superou as médias da União Europeia e da Zona Euro, em ambos os indicadores referidos.
Entre os vários Estados-membros, foi a Bulgária a contabilizar a maior subida homóloga dos custos salariais (+13,4%), seguindo-se a Hungria (+11,0%). “Outros três Estados-membros registaram um aumento de 10% ou mais: Roménia (+10,4%), Estónia (+10,3%) e Grécia (+10,1%)”, observa o Eurostat.

Por outro lado, França, Dinamarca e Malta registaram os menores aumentos dos custos salariais, no segundo trimestre. Em causa estão subidas de 1,4%, 1,5% e 1,9%, respetivamente.
(Notícia atualizada às 11h05)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Custos das empresas com salários sobem mais em Portugal do que na União Europeia
{{ noCommentsLabel }}